Madeira

9ª edição do estudo ‘LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar’ realiza-se a 12 de Fevereiro

Especialistas e oradores convidados debatem no Funchal o rumo da Economia do Mar em Portugal

None

A 9ª edição do estudo ‘LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar’, que inclui o lançamento público do destacável dedicado à Madeira (LEME Zoom Madeira), realiza-se no próximo dia 12 de Fevereiro (terça-feira) no Auditório do Comando Operacional da Madeira, instalação militar localizada no Pico da Cruz, em São Martinho.

Diversos especialistas da PwC e oradores convidados vão analisar e debater o rumo da Economia do Mar em Portugal, tendo por base um conjunto de indicadores e informação recolhida pela PwC, através de um questionário preparado para o efeito.

O LEME – Barómetro PwC da Economia do Mar é um projecto de responsabilidade social que visa acompanhar a evolução da economia do mar em Portugal, analisar as tendências e as escolhas que estão a ser efectuadas pelos diversos agentes económicos e partilhar essa informação com a sociedade em geral.

Nesta edição do LEME, ‘A Importância da Geoestratégia Marítima’ é o tema central na análise às actividades do mar. A apresentação do LEME contará com a presença de diversas figuras distintas e com profundo conhecimento acerca da Economia do Mar, incluindo o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro.

Na abertura do evento (14h30), com as presenças de Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional, e de Miguel Marques, Partner da PwC, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Almirante António Silva Ribeiro, que fará uma intervenção sobre ‘A Importância da Geoestratégia Marítima para Portugal’.

Depois será a vez do Comandante Sardinha Monteiro, do Estado Maior da Armada, falar sobre ‘O Papel de Portugal nos Assuntos Marítimos Globais - Riscos e Ameaças”.

Ainda antes do intervalo, tempo para Miguel Marques, Partner da PwC fazer a apresentação da 9ª edição do ‘LEME - Barómetro PwC da Economia do Mar’, que inclui o lançamento de LEME Zoom Madeira e da 4ª edição do LEME Mundo.

A segunda parte da sessão (16h20) reserva duas conferências com sete oradores convidados. Miguel Silva Gouveia, vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal,

Francisco Costa, presidente da SDM, e Cátia Esteves, da Transinsular, vão falar da ‘Estratégia de Internacionalização da Economia do Mar da Madeira’, tema com moderação do jornalista Gil Rosa, da RTP.

Seguir-se-á o painel sobre ‘Economia do Mar na Madeira Desafios Futuros’, com Ricardo Miguel Oliveira, director do Diário de Notícias da Madeira e da TSF Madeira, como moderador da conversa onde Luís Miguel Sousa, presidente Grupo Sousa, Manuel Ara Oliveira, da Direcção Recursos do Mar da RAM, Jorge Veiga França, presidente da ACIF e Carla Olival, da WISTA Portugal, são os oradores convidados.