Madeira

PSD destaca “alcance social” dos passes gratuitos para pensionistas e reformados

None

O grupo parlamentar do PSD esteve, esta manhã, junto à Igreja de Santo António, no Funchal, um local onde se reúnem muitos reformados, para destacar a medida do Governo Regional de criar um passe gratuito, nos transportes públicos, para pensionistas e reformados que recebem menos de 240 euros por mês.

“Quisemos destacar a medida que foi recentemente anunciada, no sentido de garantir a gratuitidade do passe social para os reformados e pensionistas até um determinado valor de pensão. Esta é uma medida com um alcance social enorme que expressa, bem, a justiça social. Um governo do Partido Social Democrata tem de ter medidas deste tipo”, afirmou Sérgio Marques, porta-voz da iniciativa.

O deputado sublinha o facto de, além de promover a mobilidade, a medida também ter uma componente de defesa do ambiente, com a promoção dos transportes públicos e redução da utilização de viaturas particulares.

Sobre o impacto da iniciativa, Sérgio Marques acredita que possa “atingir largos milhares de cidadãos residentes na Região”. A Madeira tem cerca de 68 mil pessoas que recebem pensões de velhice e de sobrevivência e o deputado acredita que a medida beneficiará a grande maioria.

“Todas as medidas da mobilidade, de redução os passes sociais, estão estimadas em 6,5 milhões de euros, a esse valor será acrescido o valor desta medida complementar para os reformados e pensionistas”, esclarece Sérgio Marques, sobre os custos da iniciativa do governo regional.