Madeira

Albuquerque na cerimónia de assinatura de protocolo entre a SRIAS e a Herdade Vale da Rosa

None

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, preside, segunda-feira, pelas 17 horas, no auditório da SRIAS, à cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Secretaria Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais e a Herdade Vale da Rosa, que permitirá o acesso a oportunidades de emprego na área da agricultura, no caso no território continental português.

Este acordo surge como mais uma oportunidade válida de emprego para os inscritos no Centro de Emprego da Madeira, entre os quais muitas pessoas da diáspora, oriundas da Venezuela, que, pela instabilidade política e social por que passa aquele país, se viram forçadas a regressarem à Madeira.

A promoção da efectiva inclusão social destes cidadãos, atenta à sua vulnerabilidade económica e social, é uma prioridade essencial do Governo Regional da Madeira.

Deste modo, constitui objetivo para o Governo Regional apoiar estes cidadãos na sua inserção no mercado de trabalho, reconhecendo a importância do trabalho e da sua valorização na sociedade.

Pese embora, desde o início de 2016, muitas pessoas oriundas da Venezuela se tenham inscrito no Instituto de Emprego da Madeira – 2.986 – e do número de desempregados activos oriundos daquele país sul americano pouco ultrapassar, no final de julho, os mil, a verdade é que existem alguns com maior dificuldade de empregabilidade, sobretudo em empregos onde o domínio da língua portuguesa e as habilitações escolares são factores determinantes.

Embora o Governo Regional tenha vindo a proporcionar aos luso-descendentes diversas acções de formação, quer através de cursos de português quer de outras línguas, no sentido de facilitar a sua integração profissional na região, onde o sector que mais emprego gera é a hotelaria.

Oportunidades como as ofertas de trabalho na Herdade de Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, acabam assim por permitir, às pessoas com maior dificuldade em encontrar emprego, ter acesso mais fácil ao mercado de trabalho.

Por outro lado, incumbe à Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, no âmbito das suas atribuições, promover medidas e acções que promovam a inclusão socioprofissional.

Neste sentido, o estabelecimento desta parceria promove o aumento da empregabilidade, constituindo um instrumento de combate ao flagelo do desemprego e à exclusão social, revelando-se frutuosa para ambas as entidades.

Com o protocolo, o Instituto de Emprego da Madeira e a empresa estabelecem entre si uma parceria destinada à criação e divulgação de ofertas de emprego na Herdade Vale da Rosa, particularmente junto dos desempregados luso-venezuelanos residentes na Região Autónoma da Madeira.