País

Militares do Exército português treinam Batalhão da Brigada do Exército iraquiano

None

Uma equipa de militares do Exército português em missão em Besmaya, no Iraque, integra uma estrutura de treino denominada ‘Brigade Training Team’ que, desde o final de Maio, tem ministrado treino a uma Brigada do Exército iraquiano e a uma Brigada da Polícia Federal.

Nesta estrutura de treino, o contingente português direccionou o seu esforço de formação para um Batalhão da Brigada do Exército, que iniciou o treino a 26 de Maio e terminou a 2 de Agosto de 2018.

Este treino dividiu-se em três fases, nas quais foram abordados os princípios fundamentais do tiro, ministrado o curso de armas colectivas e formação às Companhias de Apoio de Combate de diverso armamento (Russo, Americano e Sérvio), bem como o treino colectivo que culminou com o exercício final. Neste, foi escolhido o batalhão treinado pelo contingente português, para realizar toda a operação que consistiu em conquistar um campo de treino a forças terroristas e capturar o líder de uma célula terrorista que se encontrava numa zona habitacional.

Segundo o comunicado do Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, “os militares portugueses consideraram esta experiência de formação muito positiva, a qual terminaram com o sentimento de dever cumprido e com uma grande partilha de conhecimentos e experiências, uma vez que grande parte do Batalhão já esteve na frente de combate”.