Madeira

Fundo da Google atribui 200 mil euros a projecto do DIÁRIO

‘Portugal Now’ será uma plataforma digital de experiência local e envolve 14 jornais locais portugueses

None

O fundo de inovação Digital News Initiative (DNI) atribuiu 1,4 milhões de euros a cinco projectos de jornalismo digital em Portugal, na sua quinta ronda de financiamento, anunciou hoje a Google.

Entre os contemplados está o DIÁRIO que lidera o projecto ‘Portugal Now’, uma plataforma digital de experiência local, em 4 idiomas diferentes (Português, Inglês, Alemão e Francês), utilizando realidade aumentada.

Vai contar com a colaboração de 14 jornais locais portugueses representando outros tantos distritos e Regiões e tem um duplo objectivo: em primeiro lugar, dar aos cidadãos uma melhor cobertura das suas experiências locais e, em segundo lugar, fornecer conteúdos fidedignos a todos os turistas que visitam cada distrito.

O fundo DNI é um programa europeu da Google News dirigido ao jornalismo na era digital, com um compromisso de 150 milhões de euros para iniciar e desenvolver projectos inovadores dentro do ecossistema de notícias.

Desde a primeira ronda, em fevereiro de 2016, o fundo de inovação já atribuiu a Portugal cerca de 7,187 milhões de euros.

A Media Capital, Cofina, Observador e a ‘startup’ The Mosted são as outras entidades portuguesas que vão ser financiadas nesta quinta ronda.

A dona da TVI vai desenvolver um projecto de vídeo interactivo, o Observador e a Cofina apostam no áudio, e o The Mosted é um protótipo que visa ajudar os jornalistas a escrever melhor as notícias.

A Media Capital, Cofina e Observador avançam com grandes projetos, o Diário de Notícias é um médio projeto e o The Mosted é um protótipo.

A quinta ronda do DNI conta com 98 projetos de 28 países europeus, num financiamento de 21,2 milhões de euros.