Madeira

JPP quer ouvir Jorge Carvalho sobre descongelamento da carreira docente

None

O Juntos pelo Povo (JPP) requereu uma Audição Parlamentar, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM), para ouvir o secretário regional Jorge Carvalho sobre a contagem integral do tempo de serviço dos docentes a exercer funções na Região Autónoma da Madeira (RAM).

“O senhor secretário, no âmbito da discussão do Orçamento, afirmou publicamente que o processo de descongelamento da carreira docente teria início a 1 de Janeiro de 2018 e teria início também as reuniões com os sindicatos que representam os professores e os educadores de infância. A nossa Região tem um estatuto próprio e não tem impedimento relativamente às decisões tomadas a nível nacional sobre esta matéria”, lembrou a deputada Patrícia Spínola, esta manhã, junto à secretaria regional da Educação.

Através da referida Audição Parlamentar, o JPP quer compreender: quais as implicações económicas e financeiras que esta medida trará à Região, o impacto que terá a sua implementação a longo prazo e compreender porque é que ainda não começaram as negociações deste processo.

“O senhor secretário deu a sua palavra, que deveria valer alguma coisa, mas que neste momento vale zero. Passados quatro meses, não tomou qualquer iniciativa no âmbito de proceder ao início desta fase de descongelamento das carreiras dos professores”, sublinhou a deputada do JPP.

Na ocasião, Patrícia Spínola recordou ainda que chegou à ALRAM uma petição sobre esta matéria, com mais de duas mil assinaturas, “que não passou na Comissão Especializada de Educação, já que foi chumbada pelo PSD, impedindo a sua transição para discussão em plenário”.