5 Sentidos

APEL acolhe este sábado formação para docentes e Escolas Católicas

Iniciativa reúne cerca de 50 professores e mais de 130 agentes educativos da diocese do Funchal

None

A Escola da Associação Promotora do Ensino Livre (APEL) acolhe, amanhã, a partir das 09 horas, a formação ‘Educar ao Humanismo Solidário’.

A sessão formativa é organizada numa parceria entre os departamentos da Escola Católica (DEC) e da EMRC do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e o Departamento da Educação Cristã da diocese do Funchal, contando com a presença do bispo D. António Carrilho.

A formação vai abarcar toda a realidade da educação católica desde a catequese até à EMRC e termina, pelas 17h30, com a celebração da eucaristia na Igreja de São João Evangelista.

Elisa Urbano, do DEC, fez, à partida para o Funchal, apontou os importantes contributos da Escola Católica na madeira e os desafios que se colocam a esta realidade educativa: “A Escola Católica é uma realidade importante na Madeira. Existem 15 colégios na diocese do Funchal, estando a Igreja a realizar um trabalho fundamental no pré-escolar e no primeiro ciclo”.

Para esta responsável a situação do continente, em termos de financiamento das escolas, encontra algum paralelo na realidade madeirense. “Estas escolas, muitas do pré-escolar e do 1º ciclo, vão sobrevivendo com alguma dificuldade. Também aqui o governo regional também está a diminuir o apoio financeiro”, refere.