Madeira

Câmara de Lobos assinala Semana da Primavera Biológica

None

Com o intuito de apoiar e incentivar a agricultura e a produção biológica, a autarquia de Câmara de Lobos desenvolve, de 19 a 25 de Março, um leque de actividades destinadas à comunidade escolar, com destaque para a entrega de árvores de fruto a 13 estabelecimentos de ensino do concelho que dinamizam hortas biológicas.

Desta forma, o Município de Câmara de Lobos volta a participar, pela quarta vez, na Semana da Primavera Biológica, uma iniciativa nacional do Movimento Plantar Portugal, que percorre o país de norte a sul, entre os dias 19 e 25 de Março, enfatizando a necessidade de uma dieta saudável na prevenção de doenças como a diabetes e a obesidade infantil e juvenil.

As actividades programadas para essa semana têm o seu início no dia 19 pelas 14h30, com a reabilitação da horta biológica da EB1/PE Quinta Grande, estando igualmente previsto o hastear da Bandeira Verde ‘Eco-Escolas’ pelos alunos da escola. Recorde-se que, todos os 21 estabelecimentos de ensino e educação do município foram galardoados, no passado ano lectivo, com esta bandeira no âmbito do programa nacional ‘Eco-Escolas’.

Entre os dias 20 e 23, as celebrações da chegada da primavera serão marcadas com a realização de acções de sensibilização, dirigidas aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho, proferidas pelo professor Manuel Neto, na Quinta Leonor, sobre a biodiversidade, a compostagem e também um pouco da história desta quinta situada na freguesia do Jardim da Serra.

O dia 21 de Março conta ainda com a plantação de árvores e arbustos Junto ao Miradouro da Boca da Corrrida pelos alunos do 8.º ano da EB2+3 do Estreito de Câmara de Lobos. No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, serão entregues aos estabelecimentos de ensino, detentores de um espaço destinado à plantação de espécies vegetais que promovem uma alimentação saudável, árvores de fruto.

A semana da ‘primavera Biológica 2018+’ tem o seu término, no dia 23 com a conferência ‘agricultura biológica e seus benefícios’, proferida pelo professor Manuel Neto, seguida de um lanche confeccionado com produtos biológicos.

Com estas actividades pretende-se educar e sensibilizar todos os cidadãos para a plantação de produtos biológicos e para a importância de uma dieta saudável na prevenção de doenças.