Mundo

Exército sírio toma Madira e divide bastião de Ghouta Oriental em dois

Morreram hoje pelo menos 12 civis, entre eles dois menores, devido e ataques sobre Ghouta Oriental

A ofensiva em Ghouta causou até ao momento 1.111 vítimas mortais (civis) e cerca de 4300 feridos. FOTO Reuters
A ofensiva em Ghouta causou até ao momento 1.111 vítimas mortais (civis) e cerca de 4300 feridos. FOTO Reuters

As forças governamentais sírias tomaram hoje a povoação de Madira, situada na região de Ghouta Oriental, conseguindo assim dividir em duas áreas o principal bastião da oposição nos arredores de Damasco, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

No sábado, as forças do regime sírio tinham conseguido isolar Duma, a principal cidade da região de Ghouta Oriental, dividindo o enclave em três.

A organização não-governamental com sede no Reino Unido indicou que o exército sírio tomou hoje Madira, após violentos combates com a fação islamita Legião da Misericórdia, que opera na região.

Além da conquista de Madira, o Observatório destacou que as forças leais ao Presidente Bashar al-Assad - que contam com assessoria de militares russos - conseguiram reunir-se com os militares que estavam entrincheirados no edifício da Administração de Veículos, localizado no triângulo que se forma entre as localidades de Harasta, Madira e Arbín.

A maioria dos combates, detalhou a ONG, decorrem agora entre Madira e Arbín, próxima à estrada que vai para Duma.

Em meados de Fevereiro, as forças sírias desencadearam uma ofensiva contra Ghouta Oriental, região a nordeste de Damasco onde operam várias facções opositoras armadas. Estas facções dominam actualmente menos de 50% da região.

Um novo balanço actualizado do Observatório indica que morreram hoje pelo menos 12 civis, entre eles dois menores, devido a bombardeamentos e ataques de artilharia sobre Ghouta Oriental. A ofensiva em Ghouta causou até ao momento 1.111 vítimas mortais (civis), entre os quais 229 menores e 154 mulheres.

Outros 4.378 civis ficaram feridos, acrescentou a ONG.

As forças do regime de Bashar al-Assad já conseguiram expulsar os rebeldes de cerca de metade do enclave, que se estende por cerca de 100 quilómetros quadrados e onde residem 400.000 pessoas, e continuam a progredir no terreno, apesar de uma contra-ofensiva lançada pelos rebeldes.