Madeira

Câmara do Funchal lança em Março concurso para a consolidação definitiva de escarpas

None

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo fez esta manhã, o habitual balanço da actividade do Executivo camarário nos últimos dois meses, aproveitando a oportunidade para destacar a consolidação definitiva de seis escarpas no concelho, que avança no próximo mês, com o lançamento do concurso público internacional.

Paulo Cafôfo falava hoje na sessão ordinária da Assembleia Municipal do Funchal, onde explicou que todas as candidaturas, orçadas num valor global de 8,7 milhões de euros, foram aprovadas no âmbito do PO SEUR. Uma notícia “excelente para a Câmara do Funchal e para os funchalenses. Foram, neste caso, cinco candidaturas, que vão contemplar a consolidação de seis escarpas, intervenções que terão lugar ainda este ano, na sequência dos prazos legais previstos em termos de concurso público, que será lançado em março.”

As escarpas em questão situam-se na Rua 5 de Outubro, no acesso ao Bairro dos Moinhos; na Estrada Comandante Camacho de Freitas, entre o Encontro e a zona da Fundoa, e, na mesma rua, na margem oposta, junto à Socipamo; no talude do Caminho dos Tornos; no Cabeço dos Lombos, no Monte; e na Rua Dr. Pestana Júnior, junto aos antigos armazéns da Autarquia.

Recorde-se que estas foram escarpas afectadas nos incêndios que assolaram o concelho no Verão de 2016, sendo que, logo no rescaldo do sucedido, a CMF avançou com uma pré-consolidação das mesmas, investindo um milhão de euros vindo directamente do orçamento municipal, para garantir o mais rapidamente possível a segurança de pessoas e bens. Com a consolidação definitiva, uma intervenção posterior, de carácter mais complexo e durável, este desiderato ficará agora plenamente assegurado.