Madeira

“As taxas [praticadas na ligação inter-ilhas] são muito elevadas, das mais elevadas que conhecemos para uma rota tão curta”

None

Miguel Suarez, director de comunicação da Binter, alerta para os custos exorbitantes das taxas praticadas na ligação inter- ilhas Funchal/Porto Santo que impedem uma maior procura. “As taxas são muito elevadas, das mais elevadas que conhecemos para uma rota tão curta”, disse aos jornalistas madeirenses que visitam as instalações da Binter em Canárias.

Enquanto na viagem ida e volta Porto Santo Funchal só em taxas o passageiro paga 32,5 euros, nas Canárias, na rota mais similar (Tenerife La Gomera) a taxa custa apenas 4 euros.

No bilhete de estudante de Porto Santo o passageiro paga mais de taxa que de bilhete. O director de comunicação da Binter diz já ter alertado o GR e ANA para o grande obstáculo das taxas aeroportuárias, tendo dado o exemplo do barco para Porto Santo, onde a taxa de passageiro é de 1 euro, ida e volta.

Além disso, refere que o valor justo seria algo mais equiparado ao que é praticado nas Canárias (até 10 euros, admitiu) e não revelou as taxas de ocupação na linha Porto Santo, alegando ser informação confidencial.

Colocou de parte, no futuro próximo, a Binter voar directamente do Funchal para Lisboa, mas não coloca de parte fazê-lo para Faro.

Sobre o modelo de subsídio de mobilidade, diz que o modelo espanhol (passageiro residente paga apenas 25%) seria “uma fantástica ideia”

Além disso, deu o exemplo do último ano onde a comparticipação subiu de 50% para 75% e o aumento de passageiros aumentou 35%.