Turismo

ANA desmente que taxas do aeroporto de Lisboa “são as mais caras do mundo”

As taxas aeroportuárias do Aeroporto de Lisboa serão "as mais caras que a TAP paga no mundo inteiro”?

O presidente executivo da TAP acha que sim. “As taxas da Portela são atualmente as mais caras que a TAP paga no mundo inteiro”, disse Antonoaldo Neves aos jornalistas.

Agora, algum tempo depois, a ANA responde: as taxas aeroportuárias praticadas em Lisboa estão, na verdade, “abaixo 9,3% da mediana do grupo com o qual é feito benchmark regular”.

"Com o objetivo de assegurar que a informação sobre taxas aeroportuárias é objetiva e rigorosa, a ANA Aeroportos de Portugal esclarece que: 1. As taxas aeroportuárias do Aeroporto de Lisboa estão 9,3% abaixo da mediana do grupo com o qual é feito benchmark regular ao abrigo do Contrato de Concessão, validado pela ANAC; 2. Consultando os Preçários dos Aeroportos publicamente divulgados nas páginas eletrónicas dos mesmos, é possível apurar os valores de cada taxa aeroportuária e de cada aeroporto. A título de exemplo, no Aeroporto de Frankfurt, que se encontra fora do grupo de benchmark e onde a TAP opera, a taxa de processamento de passageiros Schengen é 67% superior ao valor da taxa equivalente do Aeroporto de Lisboa", lê-se num comunicado da ANA.