Madeira

Susana Prada oferece garrafa de vidro a Tranquada Gomes

Tranquada Gomes classificou a campanha de “muito positiva”, mas diz que a ALM vai continuar a consumir água engarrafada

O gesto ‘simbólico’ integra a acção de sensibilização “Água segura – Beba Água da Torneira” do Governo Regional.
O gesto ‘simbólico’ integra a acção de sensibilização “Água segura – Beba Água da Torneira” do Governo Regional.

A secretária Regional do Ambiente, Susana Prada, esteve esta manhã na Assembleia Legislativa Regional da Madeira (ALM), para entregar, simbolicamente, uma garrafa de vidro ao Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Tranquada Gomes.

O gesto insere-se na campanha “Água Segura – Beba Água da Torneira”, uma campanha do Governo Regional da Madeira, em parceria com a ARM - Águas e Resíduos da Madeira, que pretende divulgar e valorizar a excelente qualidade da água destinada ao consumo humano que é fornecida na Madeira e, ao mesmo tempo, sensibilizar para a importância da redução da produção de resíduos.

“Estamos aqui hoje numa acção de sensibilização da Assembleia para um conceito que ´o de Economia Circular. Tem por base que todos os resíduos que são produzidos sejam materiais que possam voltar a ser utilizados (...) Na Assembleia Legislativa são consumidos muitos e muitos litros de água e essa água vem em embalagens de plástico. Como não são materiais que possam ser reutilizados gostaríamos que fossem substituídas por embalagens reutilizáveis, que são as garrafas de vidro”, explicou Susana Prada.

Por outro lado, salientou que estas garrafas de vidro reutilizáveis podem ser cheias com água da torneira, uma vez que “na Madeira é uma água de excelente qualidade”.

“Tudo isto tem grande impacto, quer na Economia, quer no Ambiente”, frisou a secretária Regional do Ambiente.

Susana Prada disse ainda que o objectivo é fazer chegar a campanha a maior número de pessoas e instituições, através de um processo de sensibilização contínuo, que passa também por iniciativas da ARM já em curso junto das escolas.

Para já, garante que a sala do Plenário do Governo e todos os seus colegas, nos seus gabinetes e salas de reuniões, “também já só utilizam estas garrafas reutilizáveis cheias com água da Madeira”.

Campanha “muito positiva”, mas Assembleia mantém água engarrafada

Quando questionado se ficou sensibilizado para a questão, após a iniciativa, Tranquada Gomes louvou a campanha “muito positiva”, enquadrada na agenda da Europa e das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Não obstante, disse que a Assembleia vai continuar a consumir água engarrafada.

“Não se vai fazer discriminação aqui dentro. O que vai acontecer agora é que há a opção dos senhores deputados consumirem também água da torneira e estes consumem a água que melhor entenderem”, esclareceu.

Tranquada Gomes sublinhou ainda que a Madeira é um dos poucos sítios no mundo onde se pode promover a água da torneira. “Temos a felicidade vender uma água barata, segura e saudável”, rematou.