Madeira

Descubra na agenda desta sexta-feira que grupo estará ao lado do cantor Franco em concerto no Baltazar Dias

Foto DR
Foto DR

Franco junta-se aos Cordofones Madeirenses

Às 21 horas, o palco do Baltazar Dias vai receber um espectáculo musical especial. O músico madeirense Franco une-se aos Cordofones Madeirenses num concerto que irá marcar pela diferença, unindo o ‘Pop’ com a música tradicional madeirense. Um concerto intimista e em formato acústico que pretende mostrar que os Cordofones Madeirenses podem e devem ser utilizados em diferentes contextos e variados géneros de música contemporânea mostrando assim a sua versatilidade, este concerto conta ainda com a participação especial de Vasco Freitas e Vânia Fernandes. No programa do concerto serão reinterpretados alguns dos temas originais de Franco e dos seus convidados, como também um tema do cantor madeirense Max. Este projecto é uma parceria do músico Franco com a Associação Xarabanda onde se pretende também demonstrar que os instrumentos tradicionais não ficaram presos no tempo, mas que são dinâmicos. Os ingressos custam cinco euros e estão à venda no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Câmara do Funchal lança formação em Horticultura para utilizadores das hortas municipais

A Câmara Municipal do Funchal promove, a partir desta sexta-feira, dia 19 de Janeiro, a 1.ª edição de um ciclo de formações sobre boas práticas agrícolas e ambientais, destinadas aos utilizadores das hortas urbanas municipais do Funchal. Trata-se de uma iniciativa da Divisão de Jardins e Espaços Verdes Urbanos, do Departamento de Ciência e de Recursos Naturais da Autarquia, tutelado pela Vereadora Idalina Perestrelo, que considera que esta formação vai de encontro à pretensão deste Executivo “em tornar o Funchal uma cidade cada vez mais sustentável e mais ecológica”. O objectivo é sensibilizar para a Agricultura Biológica, como prática de produção sustentável, e consciencializar para as vantagens atinentes ao consumo de alimentos mais saudáveis, mais frescos e melhor cultivados, ao mesmo tempo que se promovem práticas de impacto positivo no ecossistema.

A ARCA d´Ajuda promove ‘Varrer dos Armários’

Na sequência de reavivar e manter as tradições na Ajuda, a ARCA d´Ajuda, organiza nesta sexta-feira, véspera de Santo Amaro, o ‘Varrer dos Armários’. Esta actividade contará com a presença de grupo musical ‘Madeira despique’. Os principais objectivos desta actividade são os de recuperar e manter vivas as tradições desta terra e proporcionar momentos de convívio e confraternização entre os elementos do grupo e aqueles que nos recebem, sempre com boa disposição e amizade. Como o tempo ainda é de festa, com certeza não faltarão as iguarias típicas da época

Conferência ‘Uma Escola Pública Para Todos e Cada Um’

O secretário regional de Educação, Jorge Carvalho, estará presente nesta sexta-feira, pelas 10 horas, na sessão de abertura da conferência ‘Uma Escola Pública Para Todos e Cada Um’, que terá lugar na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco.

Abertura do ‘Encontro dos Parceiros Sociais’

Pelas 19h30 dcorrerá a sessão de abertura do ‘Encontro dos Parceiros Sociais’, que terá lugar nas Instalações da Adega do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira. O encontro tem como objectivo reunir os representantes das associações patronais e dos sindicatos, empregadores e trabalhadores, com vista a promover o diálogo, a coesão, mas também da responsabilidade de cada interveniente no contexto das relações laborais.

Clube Aventura da Madeira organiza ‘X Madeira Orienteering Meeting’

O evento inicia-se na sexta-feira à noite com uma prova Sprint na cidade de Santa Cruz e continua no sábado com um percurso de distância média no espaço florestal do chão das Aboboreiras.

Programa de sexta-feira

18h45 – Abertura do secretariado no local da prova – Junto ao Mercado Municipal de Santa Cruz

20h00 – Início da prova Sprint – Cidade de Santa Cruz

21h30 – Final da prova

Abertura da exposição ‘Subcutâneo’, do escultor José Manuel Gomes

O evento acontece às 9 horas, na galeria Espaçomar e estará patente até meados de Março do corrente ano e contará com a presença da secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. Esta exposição incidirá sobre o manuseamento de vários materiais que se transformam num objecto artístico. O escultor tem contribuído, largamente, para a construção do património cultural madeirense. No seu portefólio, constam vários prémios em concursos públicos e a participação em algumas exposições colectivas e individuais que vão desde 1980 à actualidade. O artista encontrou na escultura uma forma de expressar os sentimentos e ‘dar asas’ à sua criatividade.

Funchal recebe evento da Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telesaúde

Entre os dias 19 e 21 de Janeiro, a Sociedade Ibérica de Telemedicina e Telesaúde (SITT) irá realizar o evento II Fórum Telesalut@ da SITT, em paralelo com a 4.ª Jornada Luso-Brasileira de Telemedicina e Telesaúde e o I Encontro Regional de Telesaúde da RAM, no Hotel Meliá Madeira Mare, na cidade do Funchal. Este evento englobará temas como a importância da Telesaúde como ferramenta de apoio ao SNS, teleassistência, telepatologia, entre outros. Com a organização deste evento, a SITT, com a colaboração da Ordem dos Enfermeiros da região autónoma da Madeira (RAM) e da Secretaria Regional da Saúde da RAM pretendem divulgar a Telesaúde enquanto ferramenta importante para ajudar a saúde em geral e o Sistema Nacional de Saúde (SNS) a dar resposta aos utentes, ajudar a implementar a Telesaúde e Telemedicina na Região Autónoma da Madeira e cativar os profissionais de saúde nas áreas da Telesaúde.

Orquestra Clássica da Madeira actua na Igreja São Sebastião em Câmara de Lobos

Pelas 21 horas, a Orquestra Clássica da Madeira apresenta-se com uma selecção de extraordinárias obras de Bach, Vivaldi e Corelli. A direcção musical é de Norberto Gomes e os solistas são Ana Rita Oliveira na Flauta e Norberto Cruz no Bandolim. Haverá ainda a participação especial de Rui Pinheiro no Cravo.

Comissão da Administração Pública, Trabalho e Emprego aborda ‘repressão e assédio moral sobre trabalhadores da PT’

Os deputados da 7.ª Comissão Especializada Permanente de Administração Pública, Trabalho e Emprego da Assembleia Legislativa terão uma reunião pelas 14h30, com um ponto único na ordem de trabalhos: Realização da Audição Parlamentar, da autoria do PCP, ‘Sobre as práticas de repressão e assédio moral sobre trabalhadores da PT Portugal na Região Autónoma da Madeira e de destruição de postos de trabalho’, com a presença do Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual - SINTTAV.

JPP aborda extracção de areias na Fonte da Areia, no Porto Santo

O Juntos pelo Povo (JPP) vai estar esta sexta-feira, 19 de Janeiro, no Porto Santo, onde vai marcar presença na Assembleia Municipal local, agendada para as 9h30. Vai realizar-se uma conferência de imprensa pelas 13 horas, junto à Assembleia Municipal, onde o deputado Rafael Nunes vai pronunciar-se sobre a situação da extracção de areias na Fonte da Areia, situação que o JPP considera ser muito preocupante.

PCP reúne com Sindicato dos trabalhadores dos CTT

O Grupo Parlamentar do PCP na ALRAM realizará nesta sexta-feira, dia 19 de Janeiro, na Assembleia Legislativa Regional, pela 17h30, uma reunião com o SNTCT para abordar a degradação laboral nos CTT. Às 18h serão apresentadas asa conclusões da reunião de trabalho na sala de imprensa da ALRAM.