5 Sentidos

‘Alfaião’ vence Prémio do Público da Competição de 2017 do Shortcutz Funchal

None

‘Alfaião’ é o vencedor do Prémio do Público da Competição de 2017 do Shortcutz Funchal. A atribuição do prémio decorreu ontem à noite no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal.

Este filme estreou na 17.ª Edição de Encontros de Cinema de Viana (2017) e conta com exibições em Portugal, Estónia, Uruguai, Brasil, Bolívia, Costa do Marfim, Cabo Verde, Itália, Polónia e Grécia.

Por exemplo, ‘Alfaião’ foi seleccionado para o Pärnu International Documentary and Anthropology Film Festival (31.ª edição) ou o International Film Festival ZOOM – ZBLIZENIA (21.ª edição).

“‘Alfaião’ é o meu projecto final do mestrado Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa e o retrato contemplativo do dia-a-dia de uma aldeia, o retrato que enaltece os aspectos quotidianos e simples da vida”, como o agricultor a cavar a terra, o pastor a guiar o rebanho ou o aldeão a encher alheiras, refere André Almeida Rodrigues.

O Director e Produtor diz que a Aldeia de Alfaião é mais do que “o velhinho e o burrinho”. Está localizada perto de Bragança e de Espanha e era habitada por 173 pessoas em 2011. A sua topografia é de cariz planáltico e é atravessada pelos rios Fervença e Penacal, daí ter terras muito férteis.

Pouco se sabe sobre as suas origens, porque os primeiros documentos que reverem Alfaião são do século XIII.

Quanto ao percurso de André Almeida Rodrigues, finalizou em 2016 o Mestrado em Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. “No 1º ano do mestrado, realizei e produzi ‘O Barbeiro Guitarrista’, um curto documentário que ganhou o Prémio Latino de Melhor Curta Metragem Portuguesa (Fundación Mundo Ciudad, 2016), foi nomeado ao Sophia Estudante, (Academia Portuguesa de Cinema, 2015) e exibido em 19 países, inclusive na televisão portuguesa no programa Cinemax Curtas da RTP 2”.