Turismo

Receita da easyJet aumenta 16% para 1,387 mil milhões de libras até Junho

A easyJet registou um aumento da receita de 16% para 1,387 mil milhões de libras (1,566 mil milhões de euros) no trimestre terminado em junho e estima um lucro anual entre 380 e 420 milhões de libras.

Num comunicado hoje divulgado, a companhia aérea de baixo custo justifica o aumento da receita no terceiro trimestre fiscal com o facto de a Páscoa ter sido em abril, com maiores taxas de ocupação, bem como com uma melhoria da tendência subjacente no ambiente de negociação.

A companhia estima terminar o ano fiscal com um lucro bruto entre os 380 e os 420 milhões de libras (entre os 429 e os 474 milhões de euros), depois dos resultados obtidos no trimestre terminado em junho.

A easyJet, que recentemente anunciou a atribuição do Certificado de Operador Aéreo (COA) Europeu na Áustria, conseguiu aumentar em 10% o transporte de passageiros para 22,3 milhões, impulsionado pelo aumento de capacidade de 9,5% para 24 milhões de lugares, e com a taxa de ocupação a aumentar 1,1 pontos percentuais para 93,1%.

"Os melhoramentos contínuos na nossa proposta comercial e outras iniciativas de receita ajudaram a estimular as reservas e a impulsionar a receita ao longo do período", sinaliza a companhia.

"A easyJet obteve um forte controlo de custos, uma vez que o custo inicial por lugar, incluindo combustível, melhorou em 5,5% a moeda constante devido aos baixos preços dos combustíveis e a um forte desempenho no controlo de custos. Como antecipado, o custo inicial da easyJet por lugar, excluindo o combustível a moeda constante, aumentou 1,6% no trimestre, refletindo o investimento planeado na resiliência da operação e na melhoria das taxas de ocupação", precisa.

O desempenho operacional do trimestre melhorou assim, acrescenta, à medida que o investimento em resiliência melhorou os rácios de pontualidade em toda a rede.