Madeira

Rita Andrade entregou certificados de pós-graduação em Gestão das Organizações da Economia Social

None

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, através do Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM, após a disponibilidade demonstrada por parte da entidade formadora TECLA, lançou um desafio inovador no sentido de proporcionar uma Pós-graduação, gratuita e pioneira para desempregados com formação superior inscritos no Centro de Emprego.

Esta Pós-graduação decorreu entre 18 e 31 de Outubro, totalizando cerca de 70 horas e envolvendo 20 licenciados desempregados em várias áreas, mais concretamente nas áreas de Serviço Social, Ciências da Educação, Comunicação, Cultura e Organizações, Sociologia e Ciências Sociais.

Importa referir, que este projecto ultrapassou todas as expectativas e face ao elevado interesse, evidenciado pelos desempregados convocados no processo de selecção, dos 16 formandos inicialmente previstos alargou-se a acção para abranger um total de 20 formandos.

O propósito fundamental desta Pós-graduação foi dotar os formandos de noções ao nível da organização administrativa e operacional das organizações de Economia social, sua cultura e comunicação organizacional, do seu trabalho em parceria e em redes de intervenção social, não descurando a gestão e desenvolvimento dos seus recursos humanos.

Por outro lado, esteve bem patente a premência em promover a Inovação e o Empreendedorismo Social nestas organizações, que culminou com a elaboração de um projecto final que visava a criação de uma associação de cariz social, associando um plano de negócios com a correspondente viabilidade e sustentabilidade financeira.

Outro aspecto verdadeiramente relevante e gratificante foi observar, que após o termo da referida acção, 4 formandos (20% do total de formandos) conseguiram uma inserção no mercado de trabalho, demonstrando o papel fundamental de uma formação personalizada e adaptada ao novo mercado de trabalho regional.

Com esta iniciativa, pretendeu-se dar uma resposta pioneira e inovadora no combate ao desemprego qualificado da Região e simultaneamente abrir novas perspectivas e estimular o empreendedorismo social nos futuros profissionais qualificados da área de intervenção social.

Resta informar que até ao final deste ano, esta profícua parceria prevê a realização de mais uma Pós-graduação, nestes moldes, na área de Direcção Comercial e Gestão de Vendas.