Turismo

ASAE multa 33 estabelecimentos ligados ao turismo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) multou 33 estabelecimentos ligados ao turismo no âmbito de uma fiscalização feita na última semana de outubro, anunciou hoje a instituição.

Segundo um comunicado da ASAE, a operação de fiscalização foi feita em estabelecimentos de alojamento local e em empreendimentos turísticos.

"As ações de fiscalização foram direcionadas a locais que oferecem alojamento temporário a turistas, mediante remuneração, tendo sido fiscalizados cerca de 200 operadores económicos, resultando na instauração de 33 processos de contraordenação", afirma-se no comunicado.

A ASAE destaca como principais infrações detetadas na área do alojamento local o não registo ou registo desatualizado, a falta de comunicação prévia para o exercício da atividade e irregularidades relativas ao livro de reclamações.

Nos empreendimentos turísticos as principais infrações foram a falta de comunicação da alteração de elementos do registo e questões ligadas a higiene e também irregularidades no livro de reclamações.

Ainda de acordo com o comunicado foram apreendidos 25 quilos de alimentos e suspensa a atividade de um estabelecimento hoteleiro "por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene".