Turismo

Autonomizar Serra da Estrela seria "passo atrás"

O presidente da Turismo Centro de Portugal manifestou-se hoje contra a criação de uma unidade autónoma de turismo para a Serra da Estrela e disse que essa pretensão representaria "um passo atrás" na estratégia nacional para o setor.

"Hoje, a experiência que temos e aquilo que é verificável, sobretudo em certames internacionais, é que cada vez menos faz sentido isolarmos sub-regiões dentro daquilo que é a estratégia que Portugal está a seguir", disse à Lusa Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, entidade regional que agrupa cem municípios do centro do país, entre eles os que partilham geograficamente a Serra da Estrela.

Pedro Machado lembra que Portugal concentra hoje a sua estratégia de promoção externa na marca Portugal, nas cinco marcas sub-regionais, nos Açores e na Madeira, e que esta estratégia tem tido sucesso, como demonstra a subida sustentada do número de visitantes estrangeiros.

"Isolarmos uma submarca dentro duma marca regional seria darmos um passo atrás. O trabalho em rede, a cooperação, a capacidade de sermos mais competitivos e mais apelativos não se faz pelo isolamento das marcas, faz-se sim pelo trabalho de cooperação", resume o presidente da Turismo do Centro.

A posição de Pedro Machado surge depois de alguns autarcas terem defendido a criação de uma entidade autónoma para a marca Serra da Estrela.

Em novembro de 2015, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira (PS), reivindicou a criação de uma entidade de turismo autónoma para a marca.

"Espero que com o novo Governo da República sejam tomadas medidas no sentido de a marca Serra da Estrela voltar a ser dinamizada. Nós não podemos continuar a ter a marca Serra da Estrela diluída no Turismo do Centro", afirmou o autarca.

Mais tarde, esta posição seria secundada pela Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), que aprovou uma recomendação dirigida ao Governo na qual apela à criação de uma unidade autónoma de turismo para a região.

Segundo o presidente daquele órgão, Mário Jorge Branquinho, terá sido decidido "por unanimidade recomendar ao Governo da República a necessidade da implementação de medidas tendentes à criação de um organismo autónomo da Região de Turismo da Serra da Estrela".

"Esta recomendação tem em conta a necessidade de valorização da marca Serra da Estrela como alavanca do desenvolvimento turístico desta região da Comunidade Intermunicipal", adiantou o responsável à agência Lusa.

Pedro Machado garante que respeita a opinião dos autarcas, mas avisa que a vontade deles "choca com os cânones de turismo nacionais e internacionais" e iria contribuir para o isolamento da Serra da Estrela.