Turismo

Figueira da Foz vai apostar na promoção turística e critica Turismo Centro

O autarca da Figueira da Foz disse hoje que aquele município vai apostar em promoção turística própria e criticou o Turismo Centro de Portugal (TCP) referindo que "quer chegar a todos e acaba por não chegar a ninguém".

Intervindo na sessão da Assembleia Municipal, João Ataíde manifestou-se contrário ao alargamento da entidade regional de turismo - realizado em 2013 e que passou a incluir nove comunidades intermunicipais, num total de 100 municípios.

"Este alargamento nunca foi do nosso agrado", frisou João Ataíde, coincidindo nas críticas à alegada falta de promoção da Figueira da Foz por parte do TCP manifestadas na sessão por deputados municipais da oposição Somos Figueira (PSD/CDS-PP/MPT/PPM).

O autarca disse ainda que o plano municipal de Turismo "está praticamente concluído" e será um "complemento" ao plano estratégico camarário e deverá ser apresentado em outubro e anunciou a intenção de apostar na promoção turística própria: "não há tempo a perder, vamos partir para a promoção mais detalhada", afirmou.

A esse propósito, João Ataíde disse ainda que a autarquia prepara "a adjudicação de um 'spot' publicitário forte sobre a Figueira da Foz, enquanto destino turístico" e pretende apostar numa campanha de promoção, acedendo a cerca de 2,5 milhões de verbas ligadas às contrapartidas da zona de jogo e geridas pelo Turismo de Portugal.

No total, até 2020 (data do final da concessão da zona de jogo local), o autarca estima que a verba disponível e que pretende "esgotar" totalize cerca de 5,2 milhões de euros. A autarquia pretende investir cerca de 2,7 milhões na requalificação do areal da praia (75% financiados pelo Turismo de Portugal), acrescidos de "300 a 400 mil euros por ano no apoio à promoção de grandes eventos" e ainda "libertar algum dinheiro para a promoção da Figueira da Foz".

"O turismo é, manifestamente, uma atividade privada, feita por operadores privados. Cabe à Câmara a promoção e planificação que possam ajudar o setor a continuar a crescer", alegou João Ataíde.