Turismo

Próximo governo deve reduzir carga fiscal na hotelaria e restauração

A redução da carga fiscal na hotelaria e na restauração e a suspensão de portagens para estrangeiros são medidas que devem ser tomadas pelo novo executivo em prol do setor turístico, segundo o Barómetro do Turismo hoje divulgado.

De acordo com os resultados do barómetro conhecido em véspera de eleições legislativas, quase 35% das respostas tratadas pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) apontam "a redução da carga fiscal, nomeadamente, na hotelaria e na restauração, e a suspensão das portagens para estrangeiros como a medida mais importante".

Perto de 18% das respostas refere "o investimento e promoção e comunicação" como uma medida que o futuro governo deverá adotar para promover o setor em Portugal, enquanto 13% "pede que o turismo seja definido como uma aposta estratégica para o país".

Alguns inquiridos referem ainda que as medidas a adotar devem passar pelo "reforço da competitividade do destino Portugal ao nível de preço, oferta e acessibilidades".

Ainda de acordo com o barómetro, o índice de confiança médio no desempenho do setor do turismo atingiu, em setembro de 2015, o valor mais elevado desde março de 2010, chegando aos 80,7 pontos, um acréscimo de 2,3 pontos face ao último registo observado em abril de 2015 (valor que compara com os 66,1 pontos registados em abril de 2013)

Quanto às perspetivas do setor para o Natal e fim de ano de 2015, o barómetro aponta que "os resultados do turismo nacional vão ser melhores do que em 2014".

Das respostas obtidas, mais de 70% acredita que os resultados do mercado externo serão melhores do que os registados em 2014, e mais de 60% admite que o mercado interno deverá registar um melhor desempenho no período natalício face ao ano anterior.

O barómetro baseia-se em 81 respostas resultantes de um universo de 174 inquiridos pelo IPDT, entre os dias 14 e 23 de setembro últimos.