Turismo

Mais de 50 mil pessoas visitaram em dez anos o maior túnel lávico português

Mais de 50 mil pessoas visitaram em dez anos a Gruta das Torres, o maior túnel lávico conhecido em Portugal que está localizado na ilha do Pico e foi aberto ao público em 2005.

"Já visitaram [a Gruta das Torres, no Pico] mais de 50 mil pessoas. Tem vindo a crescer o número gradualmente ao longo de todos os anos. No último ano, tivemos cerca de 10 mil visitantes", disse o diretor do Parque Natural do Pico, que gere a Gruta das Torres, em declarações à Agência Lusa.

A Gruta das Torres, com cerca de cinco quilómetros de extensão, mas dos quais apenas 450 metros são visitáveis, foi descoberta em 1990 e terá sido originada pela lava expelida por uma erupção vulcânica no Cabeço Bravo.

Desde 2005 que é possível visitar durante todo o ano esta gruta, localizada a dez minutos de carro do centro da vila da Madalena, no Pico, ilha açoriana que maior número de grutas conhecidas tem atualmente no arquipélago.

Para assinalar o décimo aniversário da abertura ao público da Gruta das Torres, o Parque Natural do Pico organizou um "programa diversificado" que contempla, na sexta-feira, um concerto musical, pelas 20:30 horas (mais uma hora no continente) na gruta e, no sábado, um colóquio, no auditório da Escola Cardeal Costa Nunes, sobre "Cavidades Vulcânicas dos Açores".

"Iremos fazer no interior da Gruta das Torres um concerto musical, com a presença de Manuel Francisco Costa, que é uma das melhores vozes da região e um embaixador aqui da ilha do Pico um pouco por todo o mundo", afirmou Manuel Paulino Costa, acrescentando que à semelhança de outros concertos neste local, "com uma acústica muito interessante", terá "uma capacidade máxima para 40 a 50 pessoas e iluminação reduzida".

Manuel Paulino Costa adiantou que para o colóquio, no sábado, foram convidados a falar sobre as respetivas experiências os gestores das várias cavidades vulcânicas abertas ao público nos Açores, dispersas pelas ilhas Graciosa, Terceira, S. Miguel e Pico, bem como investigadores da Universidade dos Açores, para "permitir à comunidade em geral saber o que se anda a estudar nesta área do conhecimento".

Vulcanoespeleologia, fauna cavernícola e comunidades bacterianas cavernícolas são temas a abordar nas intervenções do primeiro painel, dedicado à "Espeleologia e Investigação em Cavidades Vulcânicas dos Açores", a cargo de três investigadores da Universidade dos Açores (João Carlos Nunes, Paulo Borges e Maria de Lurdes Dapkevicius).

No segundo painel, dedicado à "Gestão de Cavidades Vulcânicas", intervirão Pedro Raposo, do Parque Natural da Graciosa, que gere a Gruta do Enxofre, Paulo Barcelos, da Associação Os Montanheiros, que gere o Algar do Carvão e a Gruta do Natal na ilha Terceira, Diogo Caetano, da Associação Amigos dos Açores, que gere a Gruta do Carvão em S. Miguel, e Paulino Costa, do Parque Natural do Pico, que gere a Gruta das Torres.

Durante o colóquio será, também, apresentado um catálogo sobre as cavidades vulcânicas dos Açores em formato 'e-book'.

A Gruta das Torres dispõe de um Centro de Visitantes criado pelo Governo dos Açores e cuja arquitetura já foi premiada.

No seu interior, onde a altura chega a atingir 15 metros, podem ver-se estruturas geológicas como estalactites, estalagmites lávicas, bancadas laterais e bolas de lava.

O chão é constituído por lavas de vários tipos e encontra-se "bem preservado", sendo as paredes revestidas por óxidos de sílica em algumas zonas.

Entre 15 junho a 15 setembro decorrem visitas à Gruta das Torres todos os dias entre as 10:00 e as 18:00 horas. De 16 setembro a 14 junho o horário de visitas é entre as 14:00 às 17:30, de terça-feira a sábado.

O bilhete completo custa sete euros, o bilhete família 13 euros e as crianças até 12 anos têm entrada gratuita.