Turismo

Turistas portugueses diminuem gastos em Espanha para 102 euros/ dia no 1.º trimestre

Cada turista português que visitou Espanha no primeiro trimestre deste ano gastou em média 102 euros por dia, um decréscimo de 8,4% face ao mesmo período do ano passado, indicou a entidade gestora do turismo espanhol à Lusa.

Os dados fornecidos pela TurEspaña à agência Lusa indicam que nos três primeiros meses do ano, os turistas portugueses gastaram em Espanha 125,38 milhões de euros, uma média de 102 euros diários por cada turista. A estadia média dos portugueses foi de quatro dias.

Hoje, o Ministério da Indústria, Energia e Turismo de Espanha divulgou o inquérito de gastos turísticos (EGATUR), que confirmou um valor recorde no turismo espanhol: 10,76 mil milhões de euros gastos pelos turistas no primeiro trimestre (um aumento de 7%, ou 700 milhões, face a 2014).

No total, Espanha recebeu 10,6 milhões de turistas entre janeiro e março, mais 500 mil do que no período homólogo do ano passado.

Os turistas que mais gastam em Espanha, em termos absolutos, são os britânicos: 1,884 mil milhões de euros no primeiro trimestre, mais 14,8% do que em 2014. Cada britânico gasta por dia 101 euros, mas fica em média mais dias que os portugueses (um total de 891 euros por cada visita).

Seguem-se os alemães (1,69 mil milhões) e os nórdicos (1,34 mil milhões). No entanto, os nórdicos gastam em Espanha uma média diária de 121 euros.

Os dados da Turespaña confirmam o cenário traçado recentemente pela Exceltur (Aliança para a Excelência Turística). A Exceltur considerou que o contexto macroeconómico dos principais mercados emissores iria favorecer tanto o fluxo como o gasto dos turistas internacionais em Espanha.

Outro argumento apresentado pela Exceltur foi a do contexto geopolítico que se gerou em alguns dos países que concorrem com Espanha por este tipo de turistas após os atentados de Paris e de Tunis.

Os turistas italianos gastaram em Espanha 503 milhões, o que representa uma subida de 37,2% face ao ano anterior, o maior crescimento entre todos os países.