Turismo

Maioria dos turistas chineses prefere viajar por sua conta

A maioria dos turistas chineses, que totalizaram mais de 100 milhões a viajar pelo mundo no ano passado, prefere decidir os seus próprios itinerários ao invés de se cingir a programas preparados por agências de viagens.

De acordo com um relatório da página Qyer.com, que oferece planos de viagens e informação sobre voos e hotéis económicos, mais de 70% dos chineses que saíram do país em ócio em 2014 fizeram-no como "viajantes independentes".

A página calcula que 77 milhões planearam e organizaram as suas próprias viagens e não recorreram a rotas já programadas, o que significa um aumento de 20% em relação aos que se lançaram à aventura em 2013 sem o apoio de uma agência turística.

De acordo com Jiang Yiyi, da Academia Chinesa de Turismo, esta crescente autonomia do turista chinês é também explicada pelo facto de "no passado os turistas terem necessidade de guias para traduzir, mas agora cada vez mais se fala inglês" e também aumentaram o número de serviços turísticos em mandarim.

Ainda assim, os turistas chineses continuam conservadores na escolha dos destinos.

A Ásia continua a ser o continente preferido de 55% dos viajantes independentes, seguido da Europa (29%) e da América do norte (10%).