Turismo

"Sabores de Portugal" valoriza gastronomia de quatro municípios

O ciclo "Sabores de Portugal na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa" arrancou hoje com a valorização da gastronomia do município de Alcoutim (Faro), seguindo-se, até junho, Mação (Santarém), Montalegre (Vila Real) e Ponte de Sor (Portalegre).

Organizado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL), o projeto "Sabores de Portugal" pretende "trazer a Lisboa alguns comeres diferentes e, ao mesmo tempo, permitir aos municípios apresentarem aquilo [os produtos] que têm", disse o professor e chefe Nuno Diniz, após o almoço dedicado à gastronomia de Alcoutim.

"Toda a gente fica a ganhar, nós [EHTL] ficamos a conhecer umas coisas novas e eles [municípios] ficam a conhecer uma maneira diferente de confecionar aquilo que já é deles", explicou o chefe de cozinha.

O projeto envolve 50 alunos da EHTL, 25 alunos de cozinha e 25 alunos de serviço de mesa e bar, com o apoio de funcionários da Escola, em parceria com os quatro municípios, que são responsáveis por disponibilizar os produtos locais para serem confecionados.

"Queremos fazer uma cozinha tradicional interpretada de acordo com a nossa visão de forma livre", afirmou o chefe Nuno Diniz, acrescentando que na EHTL existe "um campo relativamente amplo para a criatividade dos alunos".

Segundo o presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, esta participação no ciclo "Sabores de Portugal" trata-se de uma oportunidade para promover os produtos locais e atrair pessoas ao concelho.

"Conquistar através da barriga", afirmou o autarca, destacando como produtos da região o borrego, a enguia e a lampreia, referência dos sabores da gastronomia de Alcoutim.

Osvaldo Gonçalves aproveitou o almoço na EHTL para apresentar a terceira edição do festival gastronómico do concelho de Alcoutim "Sabores da Serra ao Rio", que decorre entre 03 e 26 de abril, dedicado aos sabores da primavera, em que vão ser "apresentadas especialidades desta época do ano: os pratos de peixe como enguias fritas, ensopados de enguias, caldeiradas de peixe do rio, a lampreia, e também sabores da serra como as sopas de tomate, as favas com chouriço, as migas e os cozidos de grão e feijão", com "cerca de duas dezenas de restaurantes envolvidos".

A edição de outono do festival "Sabores da Serra ao Rio" vai ser dedicada aos pratos de caça e arrancará no dia 07 de novembro, na Feira da Perdiz, na aldeia de Martim Longo, em Alcoutim.

Para o presidente da Câmara de Alcoutim, estas iniciativas são "uma forma de alavancar a economia local" e a expectativa para esta terceira edição do festival gastronómico "é elevada".

A participar no arranque do ciclo "Sabores de Portugal", a secretária-geral e fundadora da APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, Teresa Santos, considerou que a iniciativa vai ao encontro da missão de "preservação dos sabores locais", trabalhando "a gastronomia como um 'driver' para captar turistas e, normalmente, levá-los para as regiões do interior ou mais desfavorecidas".

A APTECE "quer fazer uma aproximação muito estreita aos municípios", afirmou a responsável, explicando que também cabe aos municípios a responsabilidade pela defesa e preservação da identidade regional.

O ciclo "Sabores de Portugal na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa" começou hoje com o município de Alcoutim (Faro), mas continuará no dia 15 de abril com Mação (Santarém), 27 de maio Montalegre (Vila Real) e 17 de junho com Ponte de Sor (Portalegre).