Turismo

Porto e Norte de Portugal em lugar de destaque no ranking nacional de turismo

A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal destacou ontem que a região foi a que mais cresceu em 2014 em 2014 na taxa de ocupação hoteleira, segundo os mais recentes dados estatísticos.

“Com um total de 5 milhões e 400 mil dormidas registadas ao longo de 2014, o Norte de Portugal foi a região que mais cresceu, ocupando lugar de destaque no ranking nacional, com um acréscimo de 4% na taxa de ocupação”, refere em comunicado a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Com base nos dados divulgados na segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), aquela instituição nota que o Norte registou em dezembro de 2014 um “incremento notório” no número de dormidas, superior em 8,6% ao mês anterior.

“Segundo os últimos dados do INE, a região Norte é uma das que em 2014 mais se evidenciou face ao aumento generalizado das dormidas a nível regional, tendo registado em dezembro um incremento notório (19,2%) e superior ao mês de novembro (+8,6%)”, observa o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Para aquela entidade, “estes dados traduzem uma recuperação significativa do mercado interno, com um aumento de 19,9% nas dormidas de residentes face ao período homólogo do ano anterior”.

Quanto a dormidas de não residentes, o Norte ficou “no terceiro lugar do ranking nacional, registando um acréscimo de 18,2%, uma evolução semelhante à de Lisboa”, onde o crescimento foi de 18,9%.

“Relativamente aos proveitos totais registados no mês de dezembro, a Região Norte apresentou a taxa de variação mais elevada, com um crescimento de 20,5%”, o que equivale a “mais 3,7% do que a média nacional”, refere o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Melchior Moreira, presidente desta entidade realça no comunicado que “as características competitivas da região e o trabalho conjunto de agentes públicos e privados” contribuíram “para o reconhecimento nacional e internacional” do Norte como destino turístico.

“O trabalho de empreendedorismo que tem sido levado a cabo por um significativo conjunto de empresários é fundamental para que a qualidade da oferta de experiências e serviços no Porto e Norte de Portugal seja crescente e um elemento fortemente diferenciador”, afirmou Melchior Moreira.

As dormidas de residentes em estabelecimentos hoteleiros aumentaram 13% em 2014 para 13,8 milhões, invertendo a tendência de queda do mercado interno nos três anos anteriores, de acordo com dados do INE divulgados pela Lusa na segunda-feira.