Turismo

Secretário-geral da Organização Mundial do Turismo diz que "Ásia é o motor do mundo"

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) disse hoje que "a Ásia é o motor do mundo" e sublinhou a importância do turismo cultural e da cooperação para dinamizar o setor na região liderada pela China.

"Somos um parceiro comprometido com este fórum. E queremos continuar. É muito importante estarmos aqui convosco por três razões. A primeira é que aqui é a Ásia, é o nosso futuro, o futuro do mundo. De facto, a Ásia é o motor do mundo, daquilo que acontece na direção certa", disse Taleb Rifai na abertura do 4.º Fórum de Economia de Turismo Global, que decorre até quarta-feira, em Macau.

"E depois também porque é a China: o futuro da China é o nosso futuro (...) E em terceiro lugar porque é Macau. De facto, Macau é uma história de sucesso dos séculos XX e XXI", acrescentou.

O 4.º Fórum de Economia de Turismo Global tem como tema "Agarrar as oportunidades de 'Uma Faixa, Uma Rota'", versão simplificada de "Faixa Económica da Rota da Seda e da Rota Marítima da Seda para o Século XXI", o projeto de investimento impulsionado pela China para reforçar a sua posição como centro comercial e financeiro da Ásia.

"O tema deste fórum é muito importante: falta, de facto, 'Uma faixa, uma rota' divulgando as novas dinâmicas do turismo global. O primeiro aspeto é o elemento do turismo cultural e o outro é a cooperação regional. Sem a cooperação regional, [a iniciativa] 'Uma faixa, uma rota' não tem grande sentido", disse.

Taleb Rifai recordou que Macau celebra este ano o décimo aniversário desde a inscrição do centro histórico da cidade como património mundial pela Unesco, salientando que essa distinção "traz oportunidades", mas também implica "uma maior responsabilidade para encontrar o equilíbrio entre o aumento da procura turística e a preservação" desses locais.

Além de observar a importância de reforçar a conetividade entre as regiões e países da Ásia-Pacífico, Taleb Rifai apelou à facilitação dos vistos para estimular o crescimento económico e a criação de empregos através do turismo.

As mesmas questões foram abordadas por Ji Jinzao, presidente da Administração Nacional do Turismo da China, que invocou a atual "era dourada" que a nação atravessa no turismo, e sublinhou a importância das "colaborações multilaterais" para o desenvolvimento do setor.

"Em segundo lugar, esta iniciativa é relacionada com o mercado e gostaríamos de usar os alicerces que já temos para construirmos mais infraestruturas nos países ao longo da rota, para criarmos infraestruturas tridimensionais, simplificando os procedimentos de emigração entre os países para fazer com que seja mais fácil que os turistas viajem", afirmou.

Ji Jinzao defendeu, em terceiro lugar, a simplificação dos procedimentos de investimento para as empresas: "Gostaríamos de ver a simplificação dos procedimentos de investimento. Gostaríamos de ver companhias chinesas que se tornem globais e também de convidar negócios de outros países para se juntarem a nós, na China".

O mesmo responsável constatou "a construção de Macau enquanto centro mundial de turismo e de entretenimento" e afirmou que isso "é muito importante para o desenvolvimento da China".

Por fim, salientou a importância crescente da nação chinesa no turismo a nível mundial, ao destacar que nos próximos três anos (2016-2018) serão realizadas três grandes conferências em parceria com a OMT.