Turismo

Restaurante dinamarquês Noma eleito o melhor do mundo pela quarta vez

O restaurante dinamarquês Noma, em Copenhaga,  foi considerado na segunda-feira, pela revista britânica Restaurant, o melhor  restaurante do mundo, título que já tinha conquistado em 2010, 2011 e 2012.

O estabelecimento, do "chef" René Redzepi, situa-se no entreposto marítimo  renovado da capital dinamarquesa e recuperou o título perdido em 2013 para  o restaurante espanhol El Celler de Can Roca, que agora ocupa a segunda  posição na lista dos "50 melhores" do mundo.

René Redzepi, de 36 anos, revelou-se "muito feliz" com o reconhecimento,  considerando que este "não é a linha de chegada" e que há ainda "muitas  descobertas" gastronómicas "a fazer".

Pelo segundo ano consecutivo, a casa italiana Osteria Francescana, do  "chef" Massimo Bottura, em Modena, mantém-se em terceiro lugar.

Jordi Roca, um dos três irmãos proprietários do El Celler de Can Roca,  em Girona, foi distinguido este ano na nova categoria de melhor pasteleiro.

A brasileira Helena Rizzo, do restaurante Mani, em São Paulo, foi eleita  a melhor "chef" feminina do mundo.

Na lista dos "50 melhores", o restaurante português Vila Joya, em Albufeira,  no Algarve, subiu 15 lugares para o 22.º posto.

A classificação do restaurante português, dirigido pelo "chef" austríaco  Dieter Koschina, subiu nos últimos três anos na lista organizada pela revista  Restaurant, sendo que em 2011 estava apenas na 79.ª posição no grupo dos  "100 melhores restaurantes do mundo".á