Turismo

Hotéis oferecem espaço aos produtos regionais

A apresentação pública do projecto que visa reforçar a presença de produtos madeirenses na hotelaria, arrancou ontem. Manuel António Correia esteve, no Hotel The Vine, no Funchal, para assinalar uma “mais forte articulação com o sector turístico”.

Como na ocasião explicou o governante com a tutela dos Recursos Naturais, um dos aspectos do projecto consiste em ganhar a adesão de hotéis para o consumo de produtos regionais nas suas cozinhas, bares e restaurantes.

A aposta, que, neste momento, conta com 17 unidades hoteleiras,  visa três objectivos. Por um lado, aumentar o consumo de produtos madeirenses nas referidas unidade.

Outro objectivo é levar os turistas a procurarem os produtos com que contactam nos hotéis. Deverão fazê-lo nas suas deslocações pelas ilha e, eventualmente, comprarem para levar para os seus locais de origem.

O outro grande objectivo é que sejam criados hábitos de consumo, que façam esses turistas procurarem os produtos da Madeira, nas suas terras de proveniência.

Conjugados os três objectivos, revela-se um trabalho que potencia o consumo e as exportações directas e indirectas.

O papel da Secretaria do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direcção Regional da Agricultura, é de mediadora, explicou Manuel António Correia.

A Secretaria pretende que, de forma coordenada, cresça a produção, a procura e assim sucessivamente.

Nesta fase, o projecto tem a adesão de 16 produtores regionais, de diversas áreas, mas todas directa ou indirectamente ligadas ao sector primário.A iniciativa, enfatiza o governante, está aberta a outros produtores e a outros hotéis.

O projecto, para já, está pensado para durar até ao final de 2014, mas é muito provável que venha a existir para além desse horizonte temporal.