Turismo

CAT inicia processo de certificação ambiental

Com o objetivo de englobar a Sustentabilidade como um dos valores base na realização da Conferência Anual de Turismo, a Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas iniciou um processo de Certificação Ambiental do desempenho da Conferência, com base nos parâmetros de sustentabilidade internacionalmente aceites pela Green Globe International.

A Ordem do Economistas na Madeira acredita que "só com políticas de redução" pode minorar os impactos ambientais associados à organização de um evento com a envergadura da Conferência Anual de Turismo, podendo assim verdadeiramente marcar a diferença, daí todas as políticas e valores que regem este evento apontarem nesse sentido.

"Pretendemos que a certificação da VIII Conferência Anual de Turismo desempenhe um papel diferenciador na experiência dos participantes neste evento e que se estenda às futuras conferências. Para que assim seja, adoptámos uma política responsável de Sustentabilidade, transversal a todo o projeto da  Conferência, e que se reflete em aspetos como a utilização de materiais de baixo impacto ambiental, a promoção e separação de resíduos, o uso racional do papel, água e energia e, ao nível do conceito gastronómico, a disponibilização de pratos vegetarianos e o uso de produtos locais e da época", refere a organização da VIII CAT.

O objectivo é reduzir ao máximo os consumos associados com água, energia e produção de resíduos durante o período da Conferência. De igual modo, irá contabilizar todos os consumos associados às atividades da Conferência por forma a poder quantificar e mitigar os mesmos. Iremos calcular a Pegada de Carbono associada a várias atividades do evento, e iremos criar um poço de captura de CO2, através da plantação de árvores autóctones, em área a alocar na Ilha da Madeira, relativa ao equivalente de emissões produzidas durante o evento.

Para conseguir atingir estes resultados, a Ordem conta com a colaboração de todos os participantes na Conferência "por forma a ajudarem-nos a reduzir no que for possível os consumos de matérias-primas e produtos, bem como a produção de resíduos associados".

Este processo de certificação está a ser desenvolvido e monitorizado pela Green Growth, uma empresa de consultoria especializada que opera particularmente no ramo da indústria hoteleira e que tem como especialidade a definição e implementação de conceitos de sustentabilidade dos quais a Norma de Certificação Green Globe é uma parte integrante.

A Norma de Certificação Green Globe (CGG) é composta por uma avaliação estruturada da sustentabilidade associada ao desempenho do sector do turismo e das viagens, bem como dos vários parceiros na cadeia do produtor.

As empresas podem monitorizar os seus desenvolvimentos e documentar o cumprimento de objetivos que levam à certificação da sustentabilidade associada à sua gestão e operações.

A CGG é composta de 337 indicadores de desempenho, distribuídos por 41 critérios individuais de sustentabilidade. Os indicadores a aplicar variam com o género de certificação a usar, área geográfica aplicável, assim como em relação a fatores locais.

A Norma CGG é aplicável a várias categorias de indústria no sector do turismo, tais como, Hotéis e Estâncias Turística, Salas de Eventos e Centros de Congressos, Reuniões e Eventos, Feiras & Exposições, Atracões, Negócios relacionados com turismo, Spas e Retiros de Saúde, Navios de Cruzeiro (Fluviais e Oceânicos), Transporte Terrestre (Transportes Públicos, Empresas de Camionagem, Serviços de Aluguer de veículos), Operadores Turísticos e Indústria de Viagens (incluindo Empresas de Gestão de Destino e a Indústria de Reuniões e Incentivos).

Para Daniel Frey, Parceiro Preferido CGG em Portugal, “o VIII Congresso Anual de Turismo é um “showcase” do que se pode atingir em termos de sustentabilidade quando se tem a atitude correta. A Certificação Green Globe e a Green Growth formaram uma parceria com os organizadores do evento, fazendo deste o primeiro evento em Portugal a receber a certificação Green Globe, tornando-se assim uma referência e convidando outras organizações a seguir o exemplo…”

As inscrições para a VIII Conferência Anual do Turismo terminam esta quarta-feira, dia 26 de Março, pelo que todos os interessados deverão proceder à sua inscrição até final do dia, directamente no site da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas em http://economistasmadeira.org/

A Conferência Anual do Turismo conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República Portuguesa, com o Grande Patrocínio do Banif e, como patrocinadores, Liberty Seguros, ANAM, Grupo Pestana, Casino da Madeira, PT Comunicações, Teleféricos da Madeira, PriceWaterhouseCoopers, Promerch, Diário de Notícias da Madeira, RTP-Madeira, Antena 1, Wamãe, EFEN Hotelaria, Empresa de Cervejas da Madeira, Hotel Reid’s Palace, Proinov, DeltaSom, Hosting Vault, Grenn Growth, Green Globe, Intemporâneo, Deskprovider, as agências de viagens Windsor, TopAtlântico, Euromar, Blandy e a florista Túlipa.