Turismo

Grupo Enotel termina ano de 2013 com lucro de 3,6 milhões

A cadeia madeirense Enotel Hotéis & Resorts fechou o ano de 2013 com um volume de vendas em Portugal da ordem dos 14 milhões de euros, o que resultou num lucro operacional de 3,6 milhões de euros. O acréscimo de receita foi de nove por cento.

Estes dados referem-se aos quatro hotéis em território português, todos situados na ilha da Madeira, onde o grupo liderado pelo empresário Estêvão Neves tem a sua sede.

No ‘resort’ de Porto de Galinhas, Estado de Pernambuco, no Brasil, o maior do grupo e onde estão em curso importantes obras de ampliação, o valor de facturação foi de 61 milhões de reais (cerca de 19,3 milhões de euros), notícia que o grupo já tinha revelado à imprensa no início do corrente ano.

2013 foi um ano bom ano para o grupo na ilha da Madeira, se bem que tenha tido, em ocasiões diferentes dois hotéis encerrados alguns meses, devido a obras de melhoramento. Primeiro o Enotel Quinta do Sol, de quatro estrelas, no Funchal, que sofre uma profunda recuperação e que só reabriu em Abril, e depois o Enotel Golf, no Santo da Serra, encerrado  nos meses de Verão para remodelação.

Mesmo assim o nível de ocupação dos quartos dos quatro hotéis encerrou o ano com uma média de 71 por cento (mais 85 que em 2012), tirando partido da excelente ocupação do Enotel Lido & Spa, na zona do Lido, na cidade do Funchal, o primeiro cinco estrelas da Madeira a trabalhar com o regime de tudo incluído. O grupo considera que esta transformação foi acertada e é da opinião que esta mudança de conceito, aliada às características da unidade hoteleira, tem sido a razão de uma maior procura e melhores vendas entre os principais operadores turísticos que trabalham para a Região Autónoma da Madeira.

Com uma unidade de cinco estrelas e mais três de quatro estrelas o preço médio de venda dos quartos no grupo Enotel, durante 2013, foi de 70 euros.

Neste momento, Estêvão Neves e os seus colaboradores trabalham no estudo prévio de um novo projecto turístico-hoteleiro na cidade do Funchal, no único terreno livre na zona do Lido, sito na Estrada Monumental, que é sua propriedade, e no qual será construído um ‘resort’ de características inéditas na Madeira, com componente residencial. O grupo estima levar o ante-projecto para aprovação de todas as entidades já nos próximos meses, de forma a que possa obter atempadamente as devidas autorizações e licenciamentos para começar a obra em 2017/2018.

O mesmo acontecerá em relação ao Enotel Golf, junto do Campo de Golfe do Santo da Serra, no interior da ilha, para onde está projectada uma ampliação da unidade e construção de uma área residencial de luxo tendo em vista o cada vez mais interessante nicho dos jogadores de golfe.

No complexo Enotel Porto de Galinhas, no Brasil, onde já existe a unidade Enotel Conference & Spa com um total de 348 quartos e centro de convenções,  decorrem actualmente obras de ampliação que dotarão o empreendimento com mais camas e maior e melhor oferta para os seus clientes. Um investimento de cerca de 350 milhões de reais (cerca de 118,2 milhões de euros).

Em Maio deste ano será aberta a primeira fase do novo Hotel Enotel Acqua Club, que após a conclusão, em 2015, acrescentará 558 quartos ao complexo; um Parque Aquático com capacidade para duas mil pessoas e uma clínica para tratamentos de estética e de longevidade, com direcção técnica do prestigiado grupo clínico brasileiro Leger. A área de convenções também será aumentada passando dos actuais 4.500 metros quadrados para 10.500 metros quadrados, em 2015, com capacidade para acolher eventos para até quatro mil participantes.