Turismo

Presidente do Governo dos Açores confiante em acordo com Lisboa sobre liberalização

O presidente do Governo dos Açores mostrou-se  hoje confiante na evolução "num bom sentido" do processo de negociação com  o executivo da República para a revisão das obrigações de serviço público do transporte aéreo para a região.

Numa visita ao 'stand' dos Açores na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL),  que abriu hoje e se prolonga até domingo, Vasco Cordeiro (PS) recordou que  o turismo dos Açores cresceu 10% em 2013.

Ainda assim, disse esperar que a "melhoria da situação económica e financeira  do país" possa traduzir-se também numa "maior aptidão dos turistas nacionais  para viajarem" aos Açores e, considerou, que para isso pode contribuir também  uma maior liberalização das ligações aéreas entre a região e o exterior.

"Estamos num processo de abordagem a esse assunto, como é público, e  julgo que há todas as condições para que o processo possa evoluir num bom  sentido", disse.

O Governo dos Açores apresentou em maio de 2012 uma proposta para a  revisão das obrigações de serviço público no transporte aéreo ente o continente  e a região, que pode passar pela abertura do mercado às 'low cost' (companhias  de baixo custo).

Em outubro foi criado um grupo de trabalho para analisar a questão até  dezembro, mas ainda não se conhecem os resultados.

"Tem de perguntar ao Governo da República" como é que se resolve este  impasse, disse Vasco Cordeiro, interpelado pelos jornalistas, à margem da  visita.

O presidente do Governo Regional voltou ainda a recusar resumir os desafios  do turismo nos Açores ao transporte aéreo e reafirmou que "nunca esteve  contra as empresas 'low cost'".

O Estado do Amazonas e os Açores são os destinos convidados da 26.ª  edição da BTL, que arrancou hoje.