Turismo

BTL arranca hoje com mais empresas e à espera de superar os 65 mil visitantes

A BTL - Feira Internacional de Turismo abre hoje portas aos profissionais do setor, com mais empresas a participar, e com a organização a prometer grande atenção ao público em geral, este ano, nos últimos três dias do evento.

Promovida pela Fundação AIP, através da AIP -- Feiras Congressos e Eventos, a BTL 2014 vai contar com 1.033 empresas e entidades presentes, um aumento de 9% face a 2013. Nesta edição, que conta com um investimento global de um milhão de euros, o objetivo da organização passa por ultrapassar os 65 mil visitantes recebidos na edição de 2013.

A Feira Internacional de Turismo de Lisboa vai decorrer na FIL de 12 a 16 de março, sendo os primeiros dois dias reservados aos profissionais do turismo, mas dia 14, a partir das 18:00, e durante o fim de semana, o salão abre as portas ao grande público.

O vice-presidente da Comissão Organizadora da BTL, Vítor Neto, disse, a 24 de fevereiro, que o certame "vai dar muita importância ao grande público". Numa altura em que o mercado interno regista quedas, o objetivo é "reconquistar a presença maciça dos portugueses", naquela que é "a festa do turismo de Portugal", disse.

Para isso, nos dias que vão ser destinados ao grande público, e "numa altura em que muitos portugueses começam a planear as férias", as empresas vão aproveitar para promover campanhas de Páscoa e antecipar as ofertas de verão, "através de campanhas exclusivas para a BTL", referiu a organização.

No fim de semana, "os visitantes contam com um atendimento personalizado e têm acesso a preços, promoções e ofertas especiais, que em alguns casos podem chegar aos 70% de desconto", disseram Vítor Neto e a diretora da área de feiras da FIL e responsável pela BTL, Fátima Vila Maior.

A feira, que vai ocupar uma área de 30.000 m2 distribuídos por três pavilhões e zona exterior, tem como lema 'Turismo: A Indústria do Sorriso'.

Este ano, a BTL conta com 36 destinos internacionais: Amazonas, Andaluzia, Andorra, Angola, Argentina, Áustria, Bósnia Herzegovina, Brasil, Cabo Verde, Campinas, Ceara, Cuba, Egito, Emirados, EUA, Extremadura, Filipinas, Formentera, Gramado, Índia, Indonésia, Macau, Malásia, Marrocos, Moçambique, Panamá, Para, República Dominicana, Rússia, S. Tomé, São Paulo, Taipei, Timor Leste, Tunísia, Turquia, Vitória.

O Estado do Amazonas e os Açores são os destinos convidados da 26.ª edição da BTL, que acontece, tal como lembrou Vítor Neto, depois do melhor ano turístico de sempre, o que "é uma responsabilidade acrescida".

Outra das novidades é que, pela primeira vez, a BTL contará com um espaço só para 'startup' e Pequenas e Médias Empresas (PME) de turismo, estando confirmadas cerca de 30.

São esperados 2.500 profissionais estrangeiros.

Este ano há uma aposta no programa de compradores estrangeiros - 400 'Hosted Buyers' de 27 mercados, ou seja compradores internacionais com interesse no destino Portugal que cá vão estar - e no segmento 'Meeting Industry' [de congressos e conferências, por exemplo].

O evento vai contar, entre outros, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e com o ministro da Economia, António Pires de Lima.