Turismo

Vistos turísticos a cidadãos russos podem vir a demorar 2 a 3 dias

O presidente do Turismo de Portugal estimou  hoje que a partir de maio a emissão de vistos turísticos a cidadãos russos  possa demorar entre dois a três dias, ao abrigo de um protocolo com o Ministério  dos Negócios Estrangeiros.

"A partir de maio haverá mais gente [nos serviços consulares], mais  equipamentos e mais disponibilidade para despachar vistos", afirmou João  Cotrim Figueiredo à Lusa, à margem de uma conferência de imprensa do Turismo  de Portugal e da Natalie Tours, operador turístico russo.

Segundo aquele responsável, os serviços consulares portugueses não estão  preparados para emitir vistos com a celeridade que os turistas precisam  - sobretudo se marcarem férias de última hora -, o que atualmente pode demorar  até duas ou três semanas.

"Temos perdido alguns turistas [pela demora na emissão dos vistos] e  alguns casos nem sequer chegam ao conhecimento dos serviços consulares,  porque o próprio operador do país diz aos clientes para desistirem", afirmou.

Embora não conseguisse precisar os números, João Cotrim Figueiredo lembrou  que o turista russo tem um gasto médio diário "superior à média" dos turistas  que visitam Portugal.

O presidente do Turismo do Algarve e vice presidente da Associação de  Turismo do Algarve, Desidério Silva, classificou o mercado russo como sendo  "fundamental", sublinhando que a região "só tem a ganhar" com a presença  de turistas daquele país.

Em 2013, o país foi visitado por cerca de 170 mil turistas russos, que  dormiram em Portugal 600 mil noites, distribuídos em 70% pela região de  Lisboa e em 15%, respetivamente, pela Madeira e pelo Algarve.

Até terça-feira, decorre num hotel de Vilamoura o I congresso geral  da Natalie Tours em Portugal, que congrega as 250 principais agências de  viagens daquele operador turístico.