Turismo

Operador turístico russo estima duplicar operação para Portugal em 2014

A diretora geral do operador turístico russo  Natalie Tours disse hoje que o número de turistas russos que visitam Portugal  através da empresa, deverá duplicar, na temporada de 2014, para 15.000 visitantes.

"Em 2014, planeamos duplicar a operação e vamos fazer muita promoção,  tal como este congresso", afirmou Natalia Vorobieva numa conferência de  imprensa conjunta do Turismo de Portugal e daquele operador turístico russo.

A operação da Natalie Tours em Portugal começou em 2013, ano em que  trouxe ao país 8.000 turistas, através de voos "charters" diretos e semanais  de ligação entre Moscovo e os aeroportos de Lisboa, Faro e Funchal, que  vão manter-se este ano, entre junho e setembro.

Segundo aquela responsável, os cidadãos russos que viajam para Portugal  são "turistas experientes", com um orçamento "acima da média", e procuram  não só as praias, como a gastronomia e a vida cultural.

De acordo com José Santos, diretor da NT Incoming, em 2013 a atividade  do operador concentrou-se em Vilamoura e Albufeira, mas este ano deverá  alargar-se a toda a região algarvia.

Segundo o presidente do Turismo do Algarve, o objetivo é conseguir alargar  o período de operação com o mercado russo, que decorre normalmente entre  junho e setembro, à época média/baixa.

Em 2013, o país foi visitado por cerca de 170 mil turistas russos, que  dormiram em Portugal 600 mil noites, distribuídos em 70% pela região de  Lisboa e em 15%, respetivamente, pela Madeira e pelo Algarve.

Até terça-feira, decorre num hotel de Vilamoura o I congresso geral  da Natalie Tours em Portugal, que congrega as 250 principais agências de  viagens daquele operador turístico.