Turismo

Sete em cada dez acidentes de avião são causados por erro humano

Setenta por cento dos acidentes de avião registados na última década foram causados por erro humano, indica um estudo sobre segurança na aviação divulgado hoje pela Allianz Global Corporate & Specialty SE (AGCS).

Elaborado em parceria com a Embry-Riddle Aeronautical University, o “Global Aviation Safety Study 2014” revela que 57% dos acidentes de avião ocorreram durante as fases de descida e de aterragem, enquanto 24% ocorreram no processo de descolagem.

Apenas 9% dos acidentes ocorreram durante a fase de cruzeiro dos voos.

Por outro lado, a ocorrência de acidentes na pista – que representam 80% do total de ocorrências registadas - custa, em média, mais de 8 mil milhões de euros por ano às companhias de aviação.

Outro fator de risco identificado para a ocorrência de acidentes, tanto no ar como no solo, prende-se com o contacto com animais: choques com aves são os mais comuns, mas foram igualmente registados danos provocados por zebras e vacas.

Em termos globais, a Europa e a América do Norte continuam a ser as regiões mais seguras para viajar de avião, uma vez que 88% dos acidentes analisados ocorreu em África (45%) e na Ásia (43%).