Turismo

Mais 23 entidades turísticas amigas do ambiente

20 empreendimentos turísticos e 3 empresas de animação turística recebem amanhã o Distintivo  de Qualidade Ambiental, denominado ‘Estabelecimento Amigo do Ambiente’, em cerimónia presidida pela secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes, Conceição Estudante.

O Distintivo Turístico de Qualidade Ambiental foi criado por portaria do Governo Regional em 2009 e visa contribuir para a qualificação, diferenciação e maior competitividade da oferta turística existente na Região, através do reconhecimento e da distinção das empresas regionais que exerçam actividades turísticas e que implementem procedimentos de qualidade e eficácia ambientais.

Destinados a empreendimentos turísticos, agências de viagens e turismo, empresas de animação turística e estabelecimentos de restauração e bebidas que exerçam a sua actividade na Região, os distintivos que têm a validade de quatro anos e atingem três níveis diferentes: Excelência (designação de ‘Amigo do Ambiente) que este ano contempla 3 hotéis, casos do Pestana Porto Santo, Four Views Monumental e Orca Praia; Ouro e este ano são 13  os empreendimentos e uma empresa de animação com o título ‘Aliado do Ambiente’); Prata (’Atitude Ambiental’) que consagra 4 unidades hoteleiras e 2 empresas de animação.

Até ao ano passado já tinham sido atribuídos distintivos de qualidade ambiental a 64 os empreendimentos turísticos, 59 dos quais estabelecimentos hoteleiros e 5 empresas de animação turística. Os números eram animadores para a tutela  pois dotavam 55% das camas disponíveis na hotelaria regional com o ‘Distintivo Turístico de Qualidade Ambiental’.

Em apenas 5 edições, 8 empreendimentos turísticos foram distinguidos como “Amigos do Ambiente”, 42 obtiveram a classificação de “Aliados do Ambiente” e 14 foram integrados na categoria de “Atitude Ambiental”.