Turismo

Associação lança "Selo de Qualidade Turística" para restaurantes algarvios

A Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares  do Algarve (AHISA) apresentou hoje o "Selo de Qualidade Turística", que  pretende atribuir anualmente aos 30 melhores restaurantes do distrito de  Faro a partir de 2015.

O projeto, impulsionado pela AHISA e pela Escola de Hotelaria e Turismo  do Algarve, Região de Turismo do Algarve e Comunidade Intermunicipal do  Algarve (AMAL), quer que o selo possa ser reconhecido como sinónimo de "excelência  da gastronomia regional, da higiene e segurança alimentar e do atendimento  ao cliente".

O presidente da AHISA, Daniel do Adro, explicou que o processo de certificação  arranca em novembro com um levantamento dos restaurantes da região, a divulgação  dos requisitos que cada restaurante deve cumprir para ser elegível, a inspeção  dos restaurantes e pode implicar um processo de formação profissional.

A AHISA candidatou-se a apoios do Programa Operacional Algarve 21, através  do eixo da promoção e capacitação institucional que permite que os responsáveis  pelos restaurantes possam dar formação aos seus funcionários na Escola de  Hotelaria e Turismo do Algarve de forma gratuita.

Para o presidente da Região de Turismo do Algarve, esta é uma oportunidade  não só para promover o que a região tem de melhor para oferecer na área  gastronómica, mas também começar a colocar a comida mediterrânica, reconhecida  pela UNESCO como património imaterial da humanidade, visível na região e  disponível aos visitantes.

O presidente da AMAL, Jorge Botelho, considerou o projeto uma aposta  na qualidade e no serviço de excelência na área da gastronomia, que tem  vindo a afirmar-se como fator estratégico no Algarve, que continua a lutar  contra a sazonalidade turística.