Turismo

Madeira perspectiva novo crescimento do mercado espanhol

A Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes perspectiva para este ano, um crescimento do mercado espanhol para a Madeira. Conceição Estudante está presente desde quarta-feira na 34ª edição da Feira Internacional do Turismo –FITUR, principal feira da Península Ibérica e uma das mais importantes da Europa.

A governante anunciou à TSF os resultados dos contactos já efectuados no decorrer da feira que decorre em Madrid. “Há boas perspectivas para a realização de  novas operações aéreas e a entrada de mais operadores turísticos a trabalhar para o mercado regional que a seu tempo daremos mais notícias concretas”, referiu.

Conceição Estudante diz dispor de dados que apontam para que este ano a Madeira continue a receber mais turistas espanhóis. Em 2013, mais de 31 mil e 400 turistas visitaram a Região.

Conceição Estudante acredita que o mercado espanhol venha a confirmar o crescimento verificado no ano passado. "Começa a ser interessante o mercado espanhol do ponto de vista da estação de Verão. Embora nos últimos tempos tem tido também um bom comportamento no Inverno e com uma aproximação a datas de festas e eventos de animação pública que nos levam acreditar que a manter-se esta tendência, podemos ter crescimentos de turistas espanhóis em períodos fora da época tradicional e que ajudarão a esbater os baixos números que o Inverno tem relativamente ao Verão”.

A responsável pela pasta do Turismo na Região elogia a edição deste ano da FITUR, sublinhado que está bem diferente da do ano passado com um “clima de dinâmica e mais apetecível  para negócios” que não tem comparação possível.

A Secretária Regional do Turismo encontrou-se esta quarta-feira com o Ministro da Economia, Pires de Lima e com o Secretário de Estado do Turismo. Conceição Estudante convidou o Secretário de Estado Mesquista Nunes para uma visita oficial à Madeira no mês que vem. Entre os assuntos abordar está a questão da promoção externa. “ Vamos analisar o turismo da Madeira, as realidades e os desafios que enfrentamos nesta altura. Vamos também analisar uma questão que neste momento está a ser debatida no País que tem a ver com o novo modelo de promoção externa, quer no que diz respeito a conteúdos, formatos e a ligação que deverá continuar haver entre a região e o organismo responsável por esta área no País e do qual a Madeira faz parte integrante e nunca pode ser posta em causa essa presença. Temos que nos debruçar sobre estas matérias e tirarmos conclusões a breve trecho para sabermos o que podemos contar a partir de 2015 nesta área”, declarou Conceição Estudante.