Turismo

Surf está a levar a mensagem do que há "de fabuloso em Portugal" ao mundo

A Nazaré e o surf estão a mostrar "o que há  de fabuloso em Portugal" e a atrair cada vez mais surfistas mas também outros  visitantes que, em muitos casos, desconheciam o país, disse hoje o surfista  Garrett McNamara.

McNamara que tornou famoso o "canhão da Nazaré" falava no stand de Portugal  na Feira Internacional de Turismo (FITUR) em Madrid, onde dezenas de pessoas  lhe pediram autógrafos e fotografias.

O surf é a imagem central do stand português, no qual um grupo de jovens,  com pranchas de surf modificadas, skates e uma lona azul de plástico, imitam  a atividade que tem contribuído, nos últimos anos, para uma forte promoção  do país no estrangeiro.

'Embaixador' da modalidade em Portugal, McNamara considera que a mensagem  sobre a riqueza turística de Portugal, impulsionada pela Nazaré, está "a  passar para todo o mundo".

"E não apenas para os surfistas, mas para visitantes e espetadores que  são atraídos para Portugal para ver as grandes ondas", disse aos jornalistas  portugueses.

McNamara rejeita algumas críticas feitas, recentemente, sobre dificuldades  burocráticas ou regulamentos que podem causar problemas a quem quer ter  acesso às grandes ondas da Nazaré ou de outros pontos do país.

Recorda que há regras e regulamentos em todo o lado e que, por exemplo,  no Havai, onde vive, " tens que ter uma carta de condução de jetski que  obténs depois de aulas de duas semanas", explicou.

"Se todos olharmos para as regras e regulamentos e os seguirmos não  há problemas. Mas há quem não faça o trabalho de casa, não se prepara e  chega esperando tudo como quer", afirmou.

McNamara insistiu que o objetivo é promover, usando a Nazaré como alavanca,  os outros "sítios fabulosos" de Portugal e o muito que há para explorar.

"Eu próprio quero conhecer esses outros pontos. Através da Nazaré,  da comida, do vinho, das pessoas, das coisas fabulosas que Portugal tem,  podemos atrair cada vez mais pessoas para Portugal", disse.

"Temos que lhes mostrar como as ondas são boas, como a comida e os sítios  onde ficar são bons. E como o tempo em Portugal é talvez o melhor da Europa",  afirmou.