Turismo

TAP suspende voo directo entre Lisboa e Porto Santo

O Porto Santo vai perder a única ligação aérea directa semanal com Lisboa. A TAP já decidiu suspender a operação e é ponto assente que no próximo Inverno IATA, ou seja, entre Outubro de 2013 e Abril de 2014 quem quiser viajar de avião do Porto Santo, com destino ao continente português, ou visitar a ilha a partir de Lisboa, terá necessariamente que passar pela Madeira, estar sujeito a mais demoras e à disponibilidade de voos entre as duas ilhas, que são assegurados pela SATA.

A suspensão temporária do voo directo está relacionada com a procura, que a companhia aérea portuguesa alega ser muito baixa. De acordo com informações obtidas pelo DIÁRIO junto do gabinete de comunicação da TAP, “de Outubro de 2012 a Abril de 2013, a frequência semanal operada pela TAP entre Lisboa e Porto Santo registou uma ocupação de 38%, o que torna totalmente inviável a sua operação nos meses de Inverno”.

“Qualquer rota com esta procura é insustentável e como não há procura que rentabilize a operação, a rota só será retomada nos meses de Verão onde por vezes temos cinco frequências semanais para o Porto santo, a partir do continente”, refere André Serpa Soares.

É expectável que a decisão da companhia aérea provoque contestação no Porto Santo, tanto mais que a problemática do transporte aéreo num destino marcadamente sazonal tem sido um dos argumentos políticos usado em pleno período de campanha autárquica. Há já quem manifeste indignação pelo facto nas redes sociais e conteste as razões economicistas apontadas pela companhia para a suspensão da ligação directa até ao próximo Verão.