Turismo

Turismo é sector apetecível para o empreendedorismo

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita  Nunes, afirmou hoje que o turismo é um dos sectores que tem maiores possibilidades  de crescer, sendo ainda dos "mais apetecíveis" para o empreendedorismo.

"O turismo, um dos setores da economia que mais tem crescido, é um dos  sectores com maiores possibilidades de crescimento para o empreendedorismo",  disse hoje o governante em Lisboa.

Mesquita Nunes falava na assinatura de um acordo hoje celebrado entre  o Turismo de Portugal e a FNABA -- Federação Nacional de Associações de  Business Angels (investidores individuais) para dinamizar investimentos,  sobretudo de jovens empresários, em micro e pequenas empresas do setor do  turismo, através de fontes de financiamento alternativas e adequadas às  suas necessidades.

Mediante a troca de informação e conhecimento especializado, de apoio  técnico na análise de operações e de esforços comuns na divulgação, o acordo  visa apoiar o desenvolvimento de projetos turísticos diferenciados e em  fase de arranque (capital semente e start-up), como as atividades de animação  turística, os serviços de apoio ao setor de empresas de base tecnológica  e outras iniciativas de interesse para o turismo.

O protocolo estabelece também a possibilidade de criação de "mecanismos  de financiamento específico" para o apoio ao empreendedorismo no setor turístico.

"Estes mecanismos permitirão que o financiamento público acompanhe e  complemente o investimento privado, adequando-o simultaneamente às necessidades  de capital e de apoio à gestão dos projetos do setor e reduzindo a exposição  do Estado em cada um deles", esclarece.

Além dos mecanismos de financiamento já disponibilizados pelo Turismo  de Portugal, caso da Linha de Qualificação da Oferta, com uma dotação mínima  de 120 milhões de euros, os business angels (BA) dispõem de um fundo de  coinvestimento no montante de 42 milhões de euros, dos quais 27 milhões  provenientes de fundos comunitários.

Segundo disse à Lusa Mesquita Nunes no final da assinatura do protocolo,  o Governo tem defendido "uma menor participação do Estado na economia",  insistindo na ideia de que "o empreendedorismo deve ser, até pela sua própria  natureza, dominado pelo risco, inovação e arrojo que só os empreendedores  privados podem assegurar".

"Trazer os business angels (BA) para o turismo, estabelecer com eles  uma parceria, é um passo nesse sentido, que já deveria ter sido dado há  muito tempo, e que permitirá criar melhores condições para o financiamento  privado na área do turismo", salientou.

O presidente da FNABA, Francisco Banha, destacou, por seu lado, a importância  da atividade dos businness angels como "fonte primária" de financiamento  de projetos em fase de arranque, designados por capital semente e star-up,  voltados também para o turismo.