Turismo

AHRESP reúne dirigentes 2,ª feira para chamar Governo à razão sobre o IVA

Os dirigentes da associação de hotelaria e  restauração AHRESP reúnem-se segunda-feira para encontrar formas de "chamar  o Governo à razão" ao inviabilizar no Orçamento Retificativo as propostas  da oposição de reduzir o IVA para a alimentação e bebidas.

"Desenganem-se aqueles que pensam que vamos ficar de braços caídos perante  a indiferença destes governantes, insensíveis à tragédia que se está a abater  nas empresas de Restauração e Hotelaria até ao final do ano", afirmou Mário  Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração  e Similares de Portugal.

Na reunião de segunda-feira do conselho consultivo nacional da associação,  onde vão estar presentes todos os membros dos órgãos sociais e os presidentes  de todos os setores e delegações do Pais.

AHRESP manifesta um "frontal repúdio e uma profunda desilusão" perante  as posições do PSD e do CDS, que inviabilizaram quarta-feira a aprovação  das propostas de reposição da taxa do IVA em 13%, e lamenta que tenha sido  avalizado "o comportamento autista e irresponsável do Governo" que insiste  em manter o IVA à taxa máxima de 23%.

"Vamos ter de encontrar em conjunto as melhores formas de chamar o Governo  à razão, pois com o IVA a 23% as empresas não aguentarão até 2014, prevendo-se  o encerramento massivo de estabelecimentos, muitos do quais emblemáticos  do setor, com a perda de dezenas de milhar de postos de trabalho", salienta  a associação.