Turismo

Dia Europeu do Mar dedicado ao turismo marítimo sustentável

O dia Europeu do Mar de 2013 tem por temas centrais o desenvolvimento das zonas costeiras e o turismo marítimo sustentável. Durante dois dias em La Valeta (Malta), peritos de todos os sectores marítimos vindos de toda a Europa discutirão o modo de desenvolver o sector do turismo e manter a sua importância, não só enquanto sector de crescimento sustentável, mas também enquanto motor da economia em geral e elemento fundamental da agenda do "crescimento azul" da UE.

A União Europeia celebra todos os anos, a 20 de Maio, a Europa marítima, a fim de dar a conhecer a importância dos mares e oceanos na nossa vida quotidiana. A conferência do Dia Europeu do Mar é agora o ponto de encontro das partes interessadas de todos os setores marítimos onde se debatem as oportunidades e desafios com que se deparam as regiões e setores marítimos em toda a Europa. A conferência deste ano é dedicada ao 'Desenvolvimento das zonas costeiras e turismo marítimo sustentável: um investimento a favor do crescimento azul'.

O turismo é o maior sector da indústria marítima, representando 2,35 milhões de postos de trabalho e mais de 100 mil milhões de euros de valor acrescentado por ano para a economia da UE. É notória a forma como este setor resistiu nos últimos anos, particularmente difíceis, continuando a oferecer possibilidades de emprego nas regiões costeiras, que frequentemente se encontram isoladas e que podem não dispor de atividades económicas importantes noutros domínios. Contudo, a sazonalidade e a falta de conceitos novos e inovadores impedem este setor de explorar todo o seu potencial em termos de crescimento e de emprego.

Na sexta edição do Dia Europeu do Mar analisar-se-á o caminho a seguir para encontrar formas inovadoras e sustentáveis de turismo. Os debates serão integrados numa comunicação da Comissão Europeia sobre o turismo costeiro e marítimo, prevista para o final deste ano. A conferência examinará igualmente questões específicas das regiões insulares, como a conectividade e a mobilidade, enquanto grupos de trabalho específicos analisarão o futuro do setor dos navios de cruzeiro, a gestão marítima e costeira e o desenvolvimento económico da bacia do Mediterrâneo.