Turismo

Associação de Promoção da Madeira recebe 1,7 milhões de euros

AP vai desenvolver actividades de marketing com operadores, de apoio às linhas e rotas aéreas, e acções de campanha directas junto do consumidor final

O Governo da Madeira deliberou atribuir à  Associação de Promoção da Região 1,7 milhões de euros para campanhas de  divulgação deste destino nos mercados internacionais no decurso deste ano.

A resolução, do Conselho do Governo da passada quinta-feira e não divulgada  aos jornalistas no final da reunião, foi hoje publicada no Jornal Oficial  da Região Autónoma da Madeira.

O documento justifica o apoio com a "importância e a necessidade de  promover/divulgar o destino turístico da Madeira", através de campanhas  para a promoção da sua imagem nos mercados internacionais, considerando  que a associação "tem capacidade para a concretização" deste projeto.

Segundo a resolução, é autorizada "a celebração de um protocolo de desenvolvimento  e cooperação, no âmbito da promoção e animação turísticas" com a Associação  de Promoção da Região Autónoma da Madeira, iniciativa que visa a execução  de campanhas para a promoção do destino "com a orientação para a captação  do negócio junto dos mercados internacionais".

A comparticipação financeira do executivo insular, liderado por Alberto  João Jardim, não pode exceder 1,7 milhões de euros, sendo que cerca de 1,5  milhões de euros serão disponibilizados este ano e a restante verba no próximo.

À agência Lusa, o director regional do Turismo, Bruno Freitas, explicou  que a resolução "formalizou um contrato-programa que anualmente é estabelecido  entre o Governo e a Associação de Promoção da Madeira".

Bruno Freitas adiantou que a esta entidade caberá realizar "acções junto  dos mercados externos ditos tradicionais", como atividades de "marketing  com operadores, de apoio às linhas e rotas aéreas, e acções de campanha diretas  junto do consumidor final".

"Os mercados mais privilegiados são o britânico, o alemão, o francês,  o espanhol e o escandinavo", afirmou o responsável, notando que, também,  os mercados austríaco e irlandês serão alvo de ações de divulgação.

O director do Turismo da Madeira acrescentou que à Associação de Promoção  o Governo Regional "tem ainda uma dívida de 1,5 milhões de euros, relativa  aos anos de 2010 e 2011, que corresponde a uma verba adicional e não obrigatória  que resulta do contrato com o Turismo de Portugal".

"O pagamento desse valor continua dependente da libertação de verbas  no âmbito do plano de ajustamento económico e financeiro e, assim que forem  libertadas, o pagamento será feito de imediato", garantiu.

Na sequência da dívida pública, na ordem dos seis mil milhões de euros,  o Governo da Madeira solicitou em 2011 ajuda financeira ao Estado português,  que culminou na assinatura do Programa de Ajustamento Económico e Financeiro  da região a 27 de janeiro de 2012 e de um contrato de financiamento de 1.500  milhões de euros.