Turismo

Portimão e Praia da Rocha sofreram em Fevereiro maior descida nas dormidas em hotéis algarvios

As zonas de Portimão e Praia da Rocha sofreram em Fevereiro a maior descida homóloga nas dormidas em hotéis registada no Algarve, com uma diminuição de 15 pontos percentuais, revelou hoje a principal associação regional do sector.

Em comunicado, a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) refere que a taxa média de ocupação hoteleira por quarto em Fevereiro foi de 34%, valor próximo do verificado no mesmo mês de 2012 (menos 0,2%).

Também em Lagos e em Sagres se registaram descidas na ocupação, com uma quebra de 3,8 pontos percentuais em relação a 2012, acrescenta a associação.

As zonas de Monte Gordo e Vila Real de Santo António registaram a taxa de ocupação média mais elevada (65,2%), enquanto Lagos e Sagres registaram a mais baixa (13,2%).

Por nacionalidades, as principais descidas registaram-se nos mercados espanhol e português, seguidos pelo britânico, sendo que a única subida relevante foi a do mercado holandês.

As zonas de Carvoeiro, Lagoa, Armação de Pêra e Silves também apresentaram subidas, sublinha a associação.

Por categorias, a principal descida registou-se nos hotéis e aparthotéis de cinco estrelas.

Os aldeamentos e apartamentos turísticos de cinco e quatro estrelas e os hotéis e aparthotéis de três estrelas foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações.

Estes últimos foram mesmo os que apresentaram a ocupação mais elevada (50,4%), enquanto os de quatro estrelas foram os que registaram a ocupação mais baixa (31,6%).

A AHETA sublinha que os dados hoje revelados se referem apenas aos estabelecimentos em funcionamento e não às unidades que decidiram encerrar durante o inverno.