Turismo

APRAM promove porto do Funchal em Miami

Objectivo é tentar atrair mais navios, reforçar escalas e promover o novo cais acostável

Promover e tentar atrair a atenção de novas companhias de navegação, assim como reforçar o número de escalas dos armadores que já incluem o porto do Funchal nos seus roteiros de cruzeiros são os principais objectivos da participação da presidente da Administração de Portos da Madeira - APRAM - e dos agentes de navegação feira 'Seatrade of Miami'. Considerada a maior feira mundial, o evento começou segunda-feira e só termina amanhã.A presença de Alexandra Mendonça na 'Seatrade of Miami constitui, igualmente, uma oportunidade para promover e divulgar o novo cais acostável da Avenida doMar e os incentivos que a APRAM preparou no âmbito das comemorações do centenário da criação da Junta Autónoma para as Obras do Porto do Funchal.O programa desta feira é bastante diversificado. Segunda-feira realizou-se um painel de conferências, que contou com  a participação dos responsáveis de sete companhias de cruzeiro.  Estão ainda previstas várias reuniões com companhias e operadores e com os parceiros dos portos de Canárias para acertar estratégias comuns.Participação começou há 19 anosA participação da APRAM e dos agentes de navegação madeirenses já ocorre há 19 anos, em parceria com os portos de Canárias. De há quatro anos a esta parte, a APRAM tem também participado no stand dos restantes portos nacionais, estando assim presente em dois espaços distintos neste certame.A presidente da APRAM considera a 'Seatrade of Miami' uma forma privilegiada para desenvolver contactos com os principais responsáveis da indústria de cruzeiros, de forma a aumentar o número de escalas no porto do Funchal e do Porto Santo.Até à presente data o balanço das participações da APRAM neste feira tem sido positivo. No ano passado, por exemplo, o porto do Funchal conquistou dois prémios, o de 'Best Shoreside Welcome' e o 'est Tour Guides'. Os dois prémios foram atribuídos na sequência de uma votação realizada pelos navios de cruzeiro na revista inglesa 'Cruise Insight'.As expectativas desta participação na edição de este ano são boas, até porque são esperados mais de 11.000 visitantes profissionais durante a realização do certame.Presentes na edição de 2013 estão cerca de 1.000 expositores dos vários sectores, desde armadores, estaleiros, destinos, empresas de serviços, entre outros.