Turismo

Movimento de passageiros no aeroporto da Madeira sobe 5%

O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional da Madeira subiu 5% em Janeiro, o que traduz um aumento de 6.845 passageiros transportados. "Entre os mercados que mais cresceram encontram-se origens Schengen e Não Schengen, sendo que mesmo o mercado nacional obteve um comportamento satisfatório", refere a nota de imprensa enviada pela ANAM.

A empresa concessionária do Aeroporto Internacional da Madeira salienta o "crescimentos assinaláveis dos principais mercados emissores de turismo para a Madeira durante o mês de Janeiro, nomeadamente da Alemanha que cresceu 22.1% (+ 3.810 passageiros) e do Reino Unido que cresceu 5.1% (+1.361 passageiros). No primeiro caso, o crescimento acima dos dois dígitos deve-se ao aumento superior a 10% do número de movimentos e passageiros transportados pela companhia aérea Condor (+107% passageiros) e pela TuiFly (+13,1% pasageiros) e pela operação da Lufhtansa, que teve inicio já em 2012. Quanto ao Reino Unido o bom desempenho deve-se à operação da Monarch, igualmente iniciada em 2012, e ao reforço dos voos da easyJet com origem no mercado britânico, bem como a boa performance de outras companhias a operar neste mercado."

De registar também, salienta a ANAM, "os crescimentos positivos dos mercados francês (+60.7%), finlandês (+25.9%), sueco (+27.1%) . O conjunto dos mercados escandinavos viu, igualmente, os seus valores reforçados em consequência da realização de operações charter por parte da Finnair, Primera e Thomas Cook".

Quanto ao mercado nacional, a quebra de passageiros, no mês de Janeiro, foi de apenas 1.498 passageiros, o que significa um decréscimo de 2,1 % no total das rotas (Lisboa, Porto, Ponta Delgada e Porto Santo).

No que se refere ao tráfego do Aeroporto do Porto Santo "registou-se um decréscimo de 10,0% nos passageiros, fruto da redução de movimentos em relação ao período homólogo na rota entre a Madeira e o Porto Santo."