Turismo

Economistas oferecem “pérola de informação” para estratégia do Turismo

A delegação regional da Ordem dos Economistas apresentou esta manhã, no Funchal, um documento que resume os contributos deixados nas sete conferências anuais do Turismo que já organizou e que pode ser valioso na definição da futura estratégia para o sector na Madeira.

“Um documento destes é uma pérola de informação, porque reúne em 30 páginas sete anos de investigação e contributos tão variados como aqueles que passaram pelas conferências da Ordem”, declarou Jorge Costa, do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, que fez a apresentação deste 'manual' com o diagnóstico do sector, o qual está dividido por sete temas – a oferta, a comunicação e promoção, segmentação e posicionamento, a política de turismo, os stakeholders, a monitorização e a estratégia de turismo.

O presidente da delegação da Ordem dos Economistas, Eduardo Jesus, destacou a ideia forte deste documento: “Procura que a Madeira se apresente lá fora com aquilo que é genuinamente madeirense, ou seja, explorar a condição de mar e de serra, aquilo que nos distingue culturalmente nas tradições ou nas vivências, e através dessa identidade estabelecer uma comunicação através de uma marca que corresponde ao destino”.

Eduardo Jesus sublinhou que na brochura hoje apresentada está “um conjunto de boas práticas e boas referências para os decisores públicos e privados” mas garantiu que este contributo não se substitui ao plano estratégico que será elaborado na sequência do concurso internacional que a ACIF tem em curso. A este respeito, disse estar satisfeito por finalmente a Madeira vir a definir o rumo que quer seguir, algo que a Ordem dos Economistas já vinha a recomendar desde 2007, mas deixou também uma observação crítica: “Ser uma associação empresarial a liderar o processo é a solução possível apesar de não ser a solução ideal. A solução ideal era o próprio destino definir a sua estratégia, porque quem lidera o sector é que tem a responsabilidade de definir a estratégia. Mas isso não aconteceu cá na Madeira e é uma associação empresarial que aparece a se substituir nessa responsabilidade”.