Turismo

Governo brasileiro espera redução de preços de voos para Mundial de futebol

As companhias aéreas vão ter 15 dias para  apresentar um plano de voos ao governo brasileiro para o Campeonato Mundial  de futebol de 2014, um aumento de oferta que Brasília espera que reduza  os preços.

Em comunicado divulgado hoje em Portugal, o Instituto Brasileiro de  Turismo (Embratur) explicou que decorreu no final de outubro uma reunião  com as companhias aéreas, na sequência da qual ficou definido que, depois  do sorteio de grupos a 06 de dezembro, vão ter 15 dias para apresentar um  plano de voos disponíveis para o período de jogos.

O plano vai ser, então, analisado pelo governo e será de seguida aberta  a comercialização das rotas, referindo a Embratur que "com a ampliação da  oferta, há a possibilidade de redução dos preços atualmente praticados para  os voos domésticos entre as cidades-sede da Copa do Mundo 2014".

Em outubro, o presidente da Embratur, Flávio Dino, já havia proposto  criar um teto máximo para os valores praticados pelas companhias aéreas  durante o Campeonato Mundial de futebol, tendo a Folha de S. Paulo noticiado  que os bilhetes para as cidades que vão receber jogos estavam até 10 vezes  mais caros do que o normal.

"De acordo com Dino, a intenção do governo é disponibilizar o maior  número possível de informações e opções aos turistas e empresas, visando  facilitar a compra das suas passagens. Com o aumento da oferta de voos,  espera-se uma redução dos preços, tornando o turismo brasileiro mais competitivo",  refere o documento hoje.

O presidente da Embratur acrescentou que o objetivo "não é tornar o  Brasil um destino caro, mas sim um destino acolhedor, moderno, realizador  de grandes eventos".